Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Escalda pés, os benefícios para atletas !



Datado de 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas. Hoje em dia o método continua a ser utilizado, e não só por aqueles que caminham: o escalda-pés pode ser um grande aliado dos corredores.
“Os pés são verdadeiras colunas de sustentação de nosso corpo, merecem atenção especial. Os atletas os têm como ferramenta de trabalho e precisam estar atentos a esta parte do corpo”, diz a fisioterapeuta estética Sueli Marini, que faz tratamentos para corredores e praticantes de outros esportes com a ajuda do escalda-pés.
O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. A fisioterapeuta explica que a terapia é simples e pode ser feita em casa.
As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante. Sueli cita as principais ervas e seus efeitos:
Ervas Contribui para:
Arnica -Diminuir a dor
Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras
Guine - Diminuir dores nas articulações
Arruda - Ativar a circulação
Sal grosso - Dominuir os edemas
Cravo, canela e alecrim - Estimular
Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono
Contra o nervosismo das competições

Ruben Sandoval é assistente administrativo e corre há cinco anos, porém em competições há apenas dois. Usa o escalda-pés neste mesmo período: “Recupera fisicamente, mas também contribui para diminuir a tensão pré-prova, quando fico nervoso e preocupado, só pensando na hora da largada. O tratamento ajuda a relaxar e aumenta a confiança”, afirma.
O corredor conclui com uma dica para quem pretende começar o tratamento: “O ideal é fazer o escalda-pés um dia antes da competição e outro dia depois, para iniciar a nova etapa de treinamentos renovado”.

Mas ATENÇÃO !!!

O escalda pés tem algumas contra indicações: 
Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails