Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A massagem é uma ótima técnica para ajudar os atletas durante seus treinos



Muitos praticantes de atividades físicas, principalmente maratonas e corridas, já reconhecem a massagem como um potencializador de resultados. Portanto, iremos mostrar um passo a passo de como fazer massagem para atletas.

A massagem em atletas é realizada antes e depois da prática de exercícios físicos. Antes, ela proporciona que o corpo fique preparado e aquecido para praticar esportes através da liberação de adrenalina. Também prepara os músculos para que os atletas não sofram acidentes graves como, lesões na musculatura e tendões.

A massagem que é feita depois que o atleta finaliza seus exercícios, faz com que o músculo relaxe através de toques que liberam hormônios tranquilizantes. É um tipo de técnica que ativa a circulação sanguínea, promove a desintoxicação dos músculos e previne a dor muscular.


Aprenda como fazer a massagem para atletas


Para iniciar a massagem é recomendável a oxigenação dos músculos com movimentos que vão do sentido do pé para as coxas.

Realizado estes movimentos, é hora de trabalhar as fibras dos músculos. Os músculos necessitam de espaço para se movimentar e crescer durante a prática de exercícios. Com o auxílio de óleos essenciais ou cremes específicos pra massagem, realize movimentos que simulem a abertura das fibras.

Primeiro junte as mãos em oração e depois abra em movimentos amplos e rápidos. Trabalhe a região das coxas, costas, panturrilhas, lombar e braços, focando onde mais achar necessário.

Para relaxar o nervo ciático e evitar a dor lombar, inicie um movimento longo que parte da panturrilha até a região dos quadris com o receptor deitado de costas. O ácido lático acumulado na região do músculo da panturrilha pode provocar dor na região lombar, por isso este músculo precisa ser relaxado.

Para atletas que praticam corrida, uma dor muito comum acontece na região do trapézio e músculos intercostais. Por isso é importante massagear a região toda, soltar os braços e prevenir a dor.


Recomendações importantes

Alguns profissionais associam a massagem para atletas com outras técnicas de massagens relaxadoras como, a massagem com parafina ou massagem com velas quentes. O aquecimento da região favorece um relaxamento maior dos músculos e elimina a tensão presente no local tensionado. É importante praticar a massagem sempre para evitar a fibrose nos músculos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails