Páginas

domingo, 8 de novembro de 2015

A junção da massagem com a crioterapia ajuda o atleta a estar pronto mais rápido para os próximos treinos



A recuperação muscular de um corredor é parte importante da sua rotina. Depois de um treino mais longo ou intenso, é indispensável que ele realize alguns procedimentos que ajudam no relaxamento dos músculos e, assim, esteja pronto o mais rápido possível para a próxima atividade. A criomassagem é uma excelente alternativa para este objetivo.

“Esta atenção precisa ser dada por conta das alterações fisiológicas que acontecem no corpo após um exercício físico intenso, em treinos ou competições”, explica Beatriz Peres, fisioterapeuta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. De acordo com a especialista, a adaptação muscular a um estímulo acontece – e deve acontecer – para gerar ganhos de força, qualidade de movimento e performance. “Porém, surgem também os sintomas desconfortáveis, como dor muscular, sensação de cansaço, edema, redução da amplitude de movimento e força.”

A criomassagem é uma técnica que alia os benefícios da massagem e da crioterapia. Ajuda a controlar o processo inflamatório e, com isso, diminui as dores e acelera a recuperação.
“Basta realizar uma varredura com um saquinho de gelo, passando várias vezes na musculatura da coxa e das panturrilhas, por 10 minutos”, explica Beatriz. “Existem também equipamentos específicos, uma espécie de rolo, que basta colocar no congelador e utilizar.”
A fisioterapeuta indica a aplicação logo após a atividade mais intensa ou em até 24 horas. “O tempo de aplicação fica entre seis e 12 minutos, combinando movimentos suaves de compressão e deslizamento nos principais grupos musculares trabalhados na corrida: quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas”, lembra.
Como a aplicação da técnica é feita diretamente na pele, pessoas com problemas de sensibilidade cutânea devem evitar o procedimento. “A criomassagem também é contraindicada antes da atividade física, pois gera alterações proprioceptivas, graças às baixas temperaturas, que podem atrapalhar os movimento”, encerra a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails