Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Relaxe e se recupere do treino pesado com massagem


O período entre a preparação para o verão e o fim do carnaval pode trazer algumas consequências físicas e mentais para quem costuma treinar pesado nessa época e esquece de um fator muito importante: o descanso.  Segundo especialistas, a massagem se revela como uma atividade simples, prática e eficaz para amenizar as tensões corporais e o cansaço psicológico trazido por esses excessos. A fim de entendermos melhor esses benefícios, conversamos a fisioterapeuta Kamilla Mattos, especialista em fisioterapia neuro funcional, Reeducação Postural Global (RPG). Confira abaixo!
Qual é a importância do descanso ?
Não é à toa que necessitamos de, pelo menos, 7 horas de sono por dia. “O descanso serve para regular diversas funções importantes do nosso corpo, como a produção de hormônios, construção da musculatura e recuperação da energia”, descreve Kamilla Mattos. Sem falar que quando “colocamos as perninhas para o ar”, também blindamos nosso sistema imune e prevenimos lesões musculares e nas articulações, muito atingidas quando fazemos esforços repetitivos, por exemplo, nos treinos intensos, durante o “projeto verão,  além de equilibrar os órgãos agredidos.
A massagem realmente ajuda na  recuperação física e mental?
A massagem libera hormônios ligados ao bem-estar, diminui dores e relaxa os pontos de tensão corporal (“trigger points”), a mente, bem como as fibras musculares. Além disso, segundo a fisioterapeuta, a técnica auxilia na desintoxicação, aumenta a imunidade do corpo. “E o melhor é que existem diversas técnicas de massagem adequadas para cada necessidade ou preferência”, acrescenta.
Sofri uma lesão, o que faço agora?
Quando não há preparo físico adequado durante da maratona de treinos e festas, o risco de lesões, como tendinites (inflamações nos tendões) e miosites (inflamações nos músculos) é maior. Nesses casos, ainda é possível receber massagem, porém traumas mais agudos, que demandam o uso de anti-inflamatórios e até procedimentos cirúrgicos, exigem avaliação médica.


www.nature.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails