A massagem tem como objetivo, entre outros benefícios, melhorar a circulação sangüínea e linfática, eliminar as tensões musculares propiciando um grande alívio nas dores associadas aos exercícios. Sendo assim, ela pode ser tanto preventiva como corretiva e no caso, tanto pode vir antes como depois da musculação.
Antes, com objetivo de preparar a musculatura para a atividade principal como fazem os jogadores de futebol. Depois, para ajudar na eliminação do lixo metabólico gerado pelo exercício. Para isso, o massoterapeuta pode aplicar técnicas diferentes de acordo com o objetivo.
A massagem, com tantos benefícios, também tem as suas contra-indicações: casos inflamatórios, regiões com inchaço ou dores agudas, degenerações musculares, ósseas ou orgânicas, hematomas, nevralgias, úlceras, regiões com varizes severas entre outras. Isso significar dizer que nem sempre a massagem pode ser aplicada depois da musculação, principalmente, em casos de atletas "pegando" muito pesado.
Quem vai aplicar a massagem deve ter a sensibilidade de avaliar se não houve exagero no treinamento. Regiões hipersensíveis depois do treinamento podem estar necessitando mais de gelo do que massagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário