Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Artroses vertebrais lombares (espondilose)



Artroses , Osteófitos ou "Bicos de Papagaio" é a doença reumática mais comum nos dias de hoje.. A prevenção é a melhor solução! Cuide de si!!

Esta é uma condição em que ocorre desgaste progressivo da cartilagem articular a nível das articulações da coluna lombar. Podem surgir associadas formações como osteófitos, vulgarmente conhecidos como “bicos de papagaio”. A espondilose pode ser assintomática mas pode ocasionar dor local, provocar regiões de maior limitação de movimento, podem comprimir raízes nervosas e desenvolver dores irradiadas para os membros inferiores. Normalmente as artroses surgem nos níveis em que a coluna foi sendo sujeita a maior sobrecarga ao longo dos tempos ou seja a uma hipermobilidade para compensar outras regiões da coluna ou bacia menos móveis. O tratamento não tem como objetivo eliminar as artoses, mas sim aliviar a dor, melhorar a mobilidade e prevenir seu agravamento.


DICAS:
1) Faça exercício físico ligeiro, de forma a manter os músculos da região abdominal e lombar bem ativos;
2) Alongue os seus músculos, este tipo de exercício vai ainda descomprimir as articulações e assim aliviar a dor;
3) Ocasionalmente pode aplicar calor na região lombar, este vai diminuir a tensão muscular, melhorar o aporte sanguíneo e facilitar a mobilidade articular;
4) Evite estar de pé parado muito tempo ou caminhar de forma muito lenta, pois aumentam a compressão das articulações da lombar.
Saiba que é possível viver com artrose na lombar mas SEM dor. É possível ter uma boa qualidade de vida apesar das estruturas articulares estarem danificadas.
A evidencia cientifica recomenda claramente o tratamento conservador nestas situações (medicação, fisioterapia que inclui terapia manual e exercício especifico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails