Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

A Massagem Desportiva não é dolorosa!!!


Com frequência ouvimos comentários ou lemos testemunhos de atletas que experimentaram Massagem Desportiva e relatam a presença de dor durante e após a sua execução.
Quando nos procuram pela primeira vez, tem sempre o cuidado de nos informar que tiveram experiências desagradáveis, com sensação de dor durante e mesmo após a massagem, perdurando por vezes 2 a 3 dias.
A frequência com que ouvimos estes comentários é tanta que pensamos ser hora de esclarecer este assunto.

 A Massagem Desportiva não é dolorosa!!! 

Então porquê as queixas?
Não existem 2 corpos iguais e mesmo, em momentos diferentes, o mesmo corpo está em estado físico e psíquico diferente, por vezes mais fragilizado, dorido devido a um treino ou prova mais exigente, ou até debilitado por outras razões psicossomáticas.
Dito isto, a massagem não pode ser aplicada da mesma forma a todas as pessoas ou até à mesma pessoa em
momentos diferentes. O terapeuta conhecedor sabe avaliar essas diferenças, respeitá-las e proceder em conformidade com o estado atual, adequando os processos ao momento e à pessoa em questão.
É importante, no entanto, perceber que a Massagem Desportiva é uma massagem mais forte, profunda e vigorosa, sendo por isso mesmo mais intensa na relação efeito/causa, ou seja, o estímulo gerado irá ter por contrapartida uma reação também mais intensa, mas que forçosamente não tem que ser refletida em dor intensa e localizada. Quanto muito, uma ligeira sensação de desconforto, semelhante àquela que sentimos quando praticamos exercício físico após um intervalo de inatividade prolongada.
Não se confunda esta sensação reativa com a dor provocada pela massagem que é o tema que nos trás aqui.
Se durante a massagem, o terapeuta é confrontado com a existência de zonas de dor, obviamente que, mesmo adequando a pressão e intensidade, poderá provocar algum desconforto. No entanto assim que se retire dessa zona, o desconforto deverá cessar de imediato. Se persistir ou ocorrer uma dor mais intensa é sinal que alguma coisa não está a correr bem!
Se o estado físico do atleta apresenta alguma patologia de dor, caracterizada por contraturas musculares bem definidas ou mais generalizadas, obviamente que o seu tratamento por via da massagem terapêutica profunda poderá provocar dor. Mas neste caso estamos a falar de Massagem Terapêutica e de algo que, não sendo obrigatório que ocorra, é de facto inerente à própria patologia e seu tratamento. Não se confunda isto com a Massagem Desportiva em si mesma.
Se sofre durante a massagem e durante os dias seguintes, equacione se está a ser tratado por terapeutas certificados, especializados em Massagem Desportiva pois caso contrário arrisca-se a um resultado diferente daquele que procura.
Não facilite, afinal trata-se da sua Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails