Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Massterapia para Artrite Reumatóide


A massoterapia é muito importante no tratamento e no combate aos sintomas da artrite reumatóide, uma doença auto-imune que caracteriza-se por dor nas articulações e dificuldade em realizar movimentos principalmente logo pela manhã.


Dor no pescoço e ombros
Muitos pacientes com fibromialgia (FM) queixam-se de dores nos “nervos” do pescoço, e em muitos a maioria das dores da FM parece originar-se desta área.
Na verdade, os tais “nervos” são a parte principal de um músculo do pescoço e ombros, chamado trapézio. Este é um músculo bastante potente, que em pacientes com fibromialgia pode apresentar pontos de contração espontânea, chamados pontos-gatilho. Estes pontos são chamados assim por “engatilharem” uma dor sempre para a mesma localização, dependendo de onde está a contração muscular.
O trapézio é o músculo mais “mal-usado” do corpo, particularmente em indivíduos sedentários e com má-postura. A cabeça, quando está pendente, age como um peso de 15kg pressionando o trapézio para baixo. Quando a cabeça está alinhada com o pescoço, este peso é de somente 3 kg. Muitas pessoas mantêm uma postura com a cabeça para a frente por períodos grandes de tempo, no trabalho e nas tarefas de casa, submetendo o trapézio a um estresse crônico. Pessoas com fibromialgia são especialmente vulneráveis ao estresse mecânico crônico.
Estes passos são úteis para lidar com a dor no pescoço e ombros:
- Evite inclinar-se para realizar um trabalho. Levante a superfície de trabalho ou abaixe a cadeira, para permitir que a cabeça e a coluna fiquem alinhadas (isto é, sem a cabeça estar curvada para a frente).
- Evite deitar no chão para assistir TV ou ler na cama com o travesseiro embaixo da cabeça. Isto tensiona o trapézio e irrita o nervo occipital, o que pode causar dor de cabeça.
- Use travesseiros com curvaturas especiais pra dormir – que permitam que a cabeça fique paralela ao colchão.
- Pratique uma boa postura. Peça ao seu terapeuta pra ensinar exercícios que fortaleçam os músculos do ombro e do pescoço.
- Quando estiver dirigindo, pressione a cabeça contra o encosto de cabeça periodicamente, para ajudar o corpo a identificar a posição correta da cabeça.
- Alongue os músculos do pescoço várias vezes ao dia – onde quer que esteja.
- Arranje uma cadeira com encosto alto – isto dará melhor apoio para o pescoço e os ombros.
- Se o seu trabalho envolve muito tempo ao telefone, considere o uso de fones de ouvido, que deixam o pescoço livre.
- Natação é um exercício útil para o alongamento do pescoço.
- Use calor, como o chuveiro quente, para soltar os músculos
- Aprenda exercícios de relaxamento – pergunte ao terapeuta.
- Conserve-se quente quando está frio – o ar frio faz contração muscular,causando maior dor.
Estas são algumas indicações para evitar a dor no pescoço , sendo que podemos acrescentar o stress do dia a dia como um fator responsável pela dor no pescoço , ai entra a massagem a aplicação de ultra sons , corrente eletrica, raios infravermelhos e outras medidas de fisioterapia que costumam contribuir para uma diminuição da dor e para uma rápida cura da crise aguda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails