Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Massagem esportiva ajuda atletas e amadores a relaxar e prevenir lesões


A prática é indicada para aliviar cãibras, descansar a musculatura e até melhorar o fluxo sanguíneo

Quem pratica exercícios físicos pode ter uma grande aliada na prevenção de lesões. A massagem esportiva ajuda a melhorar a circulação sanguínea para eliminar toxinas acumuladas na musculatura durante as atividades e beneficia tanto os atletas profissionais quanto os amadores.Basta saber do que o corpo realmente precisa antes ou depois da prática física: cada esporte requer um trabalho de massagem diferente.

Em modalidades de contato físico, como futebol e lutas, não é recomendado promover o relaxamento antes de entrar em campo ou no octógono, por exemplo, pois o cérebro emitirá uma mensagem para o músculo descansar - o que pode ocasionar contraturas durante a atividade. A intenção, portanto, deve ser tonificar os músculos.
— No momento pré-atividade física, não se pode fazer os músculos relaxarem, pois estarão mais suscetíveis a lesões. A musculatura tem de estar pronta para a carga de esforço a que será submetida em seguida — explica a fisiologista e professora da Unisinos, Fábia Krumholz.

Às vezes, indicada antes do exercício
Porém, há casos em que a massagem relaxante é indicada antes do esporte. O ritual praticado pelo nadador César Cielo a instantes do mergulho na piscina pode ser considerado um tipo de massagem, segundo o fisiologista e professor da PUCRS, André Estrela.

O acadêmico afirma que os socos no peito são uma forma de relaxar os músculos da região e, assim, facilitar a flutuação do atleta na água. Quem também pode se beneficiar com o relaxamento pré-atividade são os atiradores:

— Esportistas de precisão podem massagear os membros superiores, porque ficam com os braços muito tempo suspensos. E a fadiga muscular pode prejudicar a mira.

Depois dos exercícios físicos, a massagem relaxante está liberada para todas as modalidades de esporte. Além de auxiliar no descanso muscular, promove o bem-estar psicológico e indica que o coração não precisa mais seguir no ritmo em que estava durante a atividade.

Entre os casos mais comuns de problemas resolvidos quase que instantaneamente com a massagem estão as câimbras. Elas se manifestam quando o atleta está no limite do cansaço devido ao acúmulo de toxinas nas fibras musculares — os movimentos circulares e alongamentos auxiliam na limpeza dessas regiões.

Relaxamento amigo
Qualquer pessoa pode fazer um relaxamento básico em outra. Em uma corrida, por exemplo, é importante que companheiros de equipe ou amigos se auxiliem após as provas para todos voltarem com os músculos menos tensionados para casa. Vida separou algumas dicas de massagem:

— Oriente seu amigo a deitar de postura reta (pode ser no chão, num colchonete, ou até no banco da praça)
— Utilize algum creme hidratante para não promover queimaduras na pele de que está recebendo a massagem
— Faça movimentos com os dedos da coxa em direção ao joelho, no sentido do prolongamento da fibra muscular. Nos braços, sempre do ombro até a mão.
— É importante que quem recebe a massagem esteja tranquilo e confie em quem está massageando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails