Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Massagem Desportiva


A massagem desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperacão mais eficaz depois um esforço físico. Ela pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Não costuma ser aplicada como uma massagem completa, que visa mais um relaxamento geral.
O que é massagem desportiva
Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham um status grande na sociedade. Até hoje, a massagem desportiva é tida como uma profissão respeitada e quase todo atleta ou clube de elite que atua na área do esporte, tem um ou vários massagistas contratados. Na verdade, durante muitas centenas de anos em que a prática da massagem foi considerada como um trabalho não sério, a massagem desportiva sempre sobreviveu como um serviço importante dentro da área do esporte.
A massagem desportiva traz vários benefícios para a pessoa tratada. A grande diferença entre a massagem desportiva e a relaxante, é o vigor e a velocidade. A massagem desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperacão mais eficaz depois um esforço físico. A gente pode dividir a massagem desportiva em dois campos. O primeiro, é aplicado depois um esforço físico para recuperar a musculatura. O segundo, é aplicado antes do esforço físico para preparar a musculatura para a tarefa. Enquanto a massagem relaxante libera hormônios que acalmam o corpo como ocitocina e endorfinas, a massagem desportiva, devido aos movimentos mais vigorosos, pode liberar adrenalina, que agita o atleta antes do esforço físico.
A massagem desportiva pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Não costuma ser aplicada como uma massagem completa, que visa mais um relaxamento geral.
Mas a massagem desportiva funciona para todas pessoas que fazem algum tipo de esporte, seja como profissão, hobby ou como amador. Ela completa muito bem o treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esporte.
Quem faz exercícios em academia, por exemplo, para ganhar força muscular ou se sentir melhor, precisa entender que o descanso entre os períodos de esforço físico é muito importante. Sem ele, a musculatura não tem chance para se fortalecer. Quem treina demais e não tem períodos de descanso, tem muito maior risco de lesões na musculatura, nos tendões e no esqueleto. Dores nas articulações podem aumentar. Para ter um ótimo treino, é preciso descansar os músculos.
Se o atleta não tem tempo suficiente para recuperar a musculatura, ele precisa de um auxílio complementar, como aquecimentos prolongados antes dos treinos, alongamentos ou massagem. A massagem desportiva usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. Alongamento pode ser feito com um grupo de músculos ou isoladamente para um ou dois músculos que precisam de maior atenção. Massagem é sempre indicada como auxílio para alongamento, porque muitas vezes nós musculares ou rigidez geral impedem o movimento.
A massagem desportiva normalmente é personalizada para cada atleta, considerando o esporte praticado e onde o atleta se encontra dentro da area de atuação. O tratamento varia muito entre períodos de treino e competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails