Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os benefícios da massagem desportiva vão muito além do relaxamento e recuperação muscular.


Massagem Desportiva é um tipo de massagem que além de relaxar, apresenta grande importância para auxiliar as pessoas que praticam esportes, pois é um tipo de tratamento para recuperar ou fortalecer a musculatura do corpo, principalmente nas partes que ocorreram mais desgastes pelas atividades físicas praticadas.
Considerando que a prática de esporte surge de uma necessidade do individuo, e muitos pessoas (atletas amadores) escolhem pelo ato de saúde, mas após algum tempo, prosseguem com um aumento gradativo de atividade que o corpo realiza.
E por este motivo, a massagem desportiva age como um procedimento terapêutico que oferece mais habilidade física e também auxilia na recuperação provocado pelo desgaste da musculatura.
E para o paciente adquirir bons resultados com a Massagem Desportiva, o terapeuta precisa conhecer toda anatomia do corpo, analisar todo o sistema muscular e esquelético, como também a parte psicológica do indivíduo. Em seguida, o profissional aplicará o tratamento para proporciona os efeitos benéficos que a massagem oferece.

SAIBA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA

Seguindo o tratamento regularmente, a Massagem Desportiva vai proporcionar uma restauração do excesso de “estímulo” do sistema esquelético (overuse), prevenindo lesões.
Evita também o desgaste das articulações, tendões e músculos provocados pelas atividades físicas constantes, tratando todo aquele desconforto e impedimento do bom desempenho.
Aumenta a percepção corporal: O atleta entende melhor sua musculatura trabalhada e aumenta sua consciência corporal. Isso dá mais “ferramentas” que faz com que ele possa determinar quando pode e não aumentar o ritmo, diminuindo lesões e acidentes.
Em atletas amadores, normalmente não há um controle rígido na prevenção, por isso a Massagem Desportiva para atletas amadores realiza, além da massagem, alguns alongamentos específicos para a modalidade após a massagem.
É simples:
O atleta amador foca muito no treino, no desempenho. Esquece da BASE, itens como alongamento, descanso, alimentação, etc…
Não sente seu corpo e por isso acha que pode ir mais, nesse momento já está motivado e extremamente empolgado. É nessa hora que aparece a lesão.
A massagem desportiva irá aumentar a regeneração tecidual e ele, provavelmente, “sentirá” melhor seu corpo sabendo a hora de diminuir e a hora de aumentar o ritmo/treino.

CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM DESPORTIVA

É recomendável não fazer massagens quando o corpo estiver ainda quente pelo efeito da prática de exercícios (espere pelo menos 5 minutos, ideal cerca de 30 minutos).
Pessoas portadoras de algum tipo de tumor detectado com algum tipo de inchaço, problemas com veias, diabetes, trombose, infecções virais, herpes devem evitar a massagem desportiva, ou somente realizar com autorização do médico responsável.

CONCLUSÃO

Enfim, a massagem desportiva é um excelente procedimento terapêutico para auxiliar as pessoas que praticam esporte, principalmente.
Quem faz essa terapia diminui dores pelo corpo e ainda tem uma grande satisfação pelo relaxamento que oferece. É uma técnica saudável e natural de ganhar saúde e energia para praticar qualquer tipo de esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails