Páginas

domingo, 15 de junho de 2014

PRINCÍPIOS DA MASSOTERAPIA




Em 1813, a massoterapia torna-se científica, pois em Stocolm Suecia, Perh Henrique Ling, desenvolve o sistema de massagem médica , ou massagem clássica Sueca. Alguns médicos avaliaram o novo sistema de terapia,entretanto, não enxergavam a sua aplicação.O benefícios foram notórios e a comunidade médica entendeu que a massoterapia serviria para trabalhar a miogelose ou reumatismos musculares(nomenclaturas hoje extintas).Em 1860 Dr.Mezger, sistematiza a massoterapia sendo aplicada apenas para os tecidos musculares. Finlândia, França,Suecia, Alemanha , iniciam treinamento observando todo o sistema muscular,entretanto em 1880 os teóricos e práticos da massoterapia observam que os benefícios eram maiores do que se pensava na época. Em 1916, outro avanço acontece com a massoterapia, pois após as pesquisas do Dr.mennel na Europa promove mais uma vez a massoterapia com a descoberta dos efeitos mecânicos e reflexos, elevando sua aplicação para todos os tecidos moles do corpo humano, mas esta forma de trabalho ficava restrita aos médicos massagistas da época. Os práticos pouco sabiam das aplicações fisiológicas que a massoterapia proporcionava e só tiveram acesso após 1920. Em 1925, o conhecimento de campo da massoterapia era o trabalho em todos os tecidos do corpo humano,priorizando a miologia e todos os outros tecidos acessórios.

Atualmente , a Terapia por massagem trabalha os tecidos moles do corpo, levando em consideração a parte bioenergética e articulações.

Os estudos do corpo humano sobre a ótica dos músculos tem crescido na massoterapia, Educação Física e Bodywork em todo mundo. Resultados fantásticos estão em andamento com pesquisas, como exemplo:
1- É sabido que o acumulo de bioenergia em certos tecidos podem levar a patologia;
2- As emoções podem ficar realmente estagnadas em certos locais promovendo a trava miofacial,desencadeando patologias.
3-Tecidos encurtados podem diminuir a capacidade biológica.
4-Segundo a teoria de Owshuman, alguns métodos de massagem podem atrasar o envelhecimento, biológico e não cronológico.
5-Tom mayors, desenvolve os trilhos Anatômicos o que proporciona um salto para as terapias manipulativas do tecido conjuntivo em 2001.

A massoterapia está em crescimento, continuemos de mãos dadas pela terapia por massagem.


Seminário de Fascia EUA 2007.
Tom Myers – Trilhos anatômicos – Manole. 2008
Bodywork Institut-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails