Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

A TERAPIA POR MASSAGEM E O ESPORTE


Massagem e esporte sempre estiveram ligados, isso aparece com a as praticas gregas influenciadas por Hipocrates (pai da medicina). Em várias cidades gregas o esporte era ligado aos banhos com óleos que naturalmente eram realizados com massagens revigorantes. Somente com Cláudio Galeno 130 d.C que a Massagem ganhou espaço direcionado para os eventos de destreza e desporto, pois ele acreditava que ministrando massagem após as provas de força os competidores ganhariam o vigor necessário para continuar suas disputas. Galeno inovou e caracterizou a pratica da massagem para os eventos esportivos dando-lhe o nome de ”Apotherapia”.

Na antiga Roma os Médicos conhecidos como os “ungidores” – homens que praticavam a medicina ou, mais comumente, escravos que massageavam os pugilistas antes e depois das competições, utilizavam a Aphoterapia de Galeno. Galeno utilizava sua técnica, seguindo as bases Gregas Hipocrática, porem ganhou notoriedade com a forma que desenvolveu as manobras e também como as aplicava (atualmente este método é extinto, utilizado apenas para demonstrações e enriquecimento de aulas praticas).Seguindo a historia a massagem voltada para desporto ganhou certa notoriedade com o dr.Frederick Hoffaman em 1660-1742 na Holanda que foi o maior Médico que contribuiu para o desenvolvimento da massagem para circulação sanguínea juntamente ligada aos músculos, auxiliando na saúde integral.As descobertas de Hoffman, auxiliaram na descoberta dos efeitos que seriam descobertos.

Com a pratica de massagem desportiva estudada por Hoffaman os médicos retomam aos antigos métodos de preparar o corpo e repor o “vigor” dos indivíduos, que ficou proibido desde o século 12 até 15, pela Igreja. Em 1813, quando aparece a formatação da massagem clássica (Sueca), através de Perh Henrik Ling em Stocolm (Suécia) as formas de trabalhar com o esporte mudaram no universo da massagem. M. LeRon, discípulo de Ling levou o Movimento de Cura para a Rússia. 1895 outro expoente foi o médico holandês Johann Mezger que elevou a massagem como ciência em 1850, onde seus efeitos foram realmente divididos, deixando uma parte para desportos em geral. John Harvey Kellogg, médico adventista, usou massagem e hidroterapia em 1880. Logo depois o movimento de massagem Sueca foi introduzida nos Estados Unidos por dois médicos de Nova York, os irmãos George e Charles Taylor, que estudaram na Suécia. 1905.

Em pouco tempo a massagem Sueca era bem vista dentro dos círculos de esportes dentre os mais variados, indo da esgrima até grupos de Rugby, pois sua fama era surpreendente, a pesar de seus efeitos naquela época serem obscuros. Atualmente Suécia, França, Áustria, Alemanha, Rússia, Bulgária, Bélgica, Finlândia são referencias em massagem desportiva devido à cultura de massagem iniciada no século passado. Em pleno século XXI, grandes corporações mantém o espaço para o grupo de massoterapeutas, que trabalham ligados na equipe (comissão) médica.

Vale ressaltar que a massoterapia era utilizada no esporte muito antes da Fisioterapia, Quiropraxia e Osteopatia convencional.

As técnicas de massagem desportiva cresceram e hoje possui um rico arsenal técnico de trabalho que favoreceu uma especialização para massoterapeutas e licenciados em massagem fora do Brasil a chamada Massagem para médica ou massoprevencionismo. Dentro da massagem desportiva o profissional aprende dentre outras coisas: Métodos de alongamentos, Cinesiologia aplicada, terapia neuromuscular, liberação miofascial, massagem Sueca (não poderia ficar de fora), mobilização articular, socorros de urgência e métodos gerais de massoterapia.

ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails