Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Natação contribui com a melhoria da respiração



Uma longa jornada começa com um pequeno passo. E uma pequena braçada é o início de um grande aprendizado na natação, que traz benefícios à mente e ao corpo.

A especialista em Educação Física infantil, Márcia Sanchez, diz que a natação é uma das modalidades esportivas que mais oferece benefícios tanto físico quanto para a saúde do praticante. Os maiores focos na natação infantil são o desenvolvimento harmônico, a autonomia e garantir segurança aquática para a criança. Para os adultos, a natação oferece condicionamento cardiorrespiratório a manutenção da aptidão física, como força e resistência muscular”, diz Márcia.

“A prática desse esporte também é recomendada pelos médicos para auxiliar em tratamentos como alívio das dores osteomusculares, desvios posturais, doenças respiratórias, alívio de estresse, melhora e manutenção dos índices de colesterol e triglicerídeo, sobrepeso, entre outras”, ressalta a coordenadora.

Dentre as características que fazem da natação uma modalidade esportiva completa, está a melhora da capacidade respiratória, já que o meio aquático fornece um ambiente propício para o corpo trabalhar o condicionamento cardiorrespiratório. O coração bombeia mais sangue a cada batida o que permite reduzir a frequência cardíaca. E os benefícios não param por aí. “A natação, bem como outras atividades aquáticas, favorece a manutenção e perda de peso corporal, combate o estresse, depressão e ansiedade, melhora o sistema imunológico, combate doenças como a obesidade e fortalece e tonifica os músculos”.

É indicado que os pais, ensinassem aos seus filhos a natação desde pequenos, pois ela traz muitos benefícios para a saúde. Qualquer pessoa pode praticar a natação independentemente da idade.

Veja agora alguns benefícios desse exercício:

-Relaxa a musculatura
-Ajuda a ganhar resistência.
-Estimula a circulação de sangue e diminui a freqüência cardíaca.
-Pode ser uma forma de retardar o envelhecimento, além claro das pessoas terem uma maior auto-estima.
-Fortalece as articulações.

Então par você que sofre problemas como bronquite, asma, ou outro problema, até mesmo de falta de ar saiba que a natação pode ser um exercício muito indicado, até mesmo pelos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails