Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Iogurte no café da manhã



Pular a primeira refeição do dia faz mais do que causar deficiência em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sem as porções adequadas de alimentos como leite, fruta e pão, aumenta a chance, inclusive, de você ter aquela conhecida sensação de pouca disposição para enfrentar o dia. “Isso pode ser consequência da falta de uma alimentação adequada”, diz a nutricionista Erica Ferreira, de Campinas (SP).

No caso das crianças e dos jovens, o leite, os queijos e os iogurtes ajudam no consumo das doses necessárias de cálcio, responsável pelo crescimento saudável. Vale o mesmo para o leite de soja enriquecido com o mineral, por exemplo. O cálcio também é um item importante na dieta dos adultos, trazendo diversos benefícios – entre eles a prevenção contra a osteoporose. Segundo alguns estudos, ele auxilia, ainda, na eliminação da gordura corporal.

Confira abaixo cinco dicas para você apreciar melhor e ainda enriquecer mais o iogurte e outros derivados do leite no café da manhã:

Iogurte com ameixas: as ameixas reforçam o poder nutritivo do seu iogurte, que é rico em vitaminas B6 e B12 além do cálcio, claro. A fruta é ótima fonte de vitaminas A, C e B2, contendo também uma boa dose de fibras. Uma maneira rápida e fácil de preparar é bater no liquidificador seis ameixas secas sem caroço com uma garrafinha de iogurte. Se achar necessário, acrescente leite para servir toda a família. O uso de iogurtes com probióticos, as “bactérias do bem”, ajuda ainda mais no combate à prisão de ventre e no reforço das defesas do organismo.

Taça de energia: além do consumo de pães ou torradas integrais e frutas, você pode obter energia para começar bem a manhã com a mistura de iogurte, granola e mel. “A granola é rica em fibras e sais minerais; o mel, por sua vez, é fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B”, diz Erica. A receita é simples: um copo de iogurte, com uma colher de sopa de granola e uma colher de chá de mel dá para uma pessoa.

Atacando a fruteira: se a salada de frutas costuma ser uma boa opção para o café da manhã, a mistura dela com o iogurte dá um sabor especial ao prato. Uma receita rica em vitamina C é composta de dois kiwis em pedaços, uma manga em cubinhos e uma xícara de morangos picados. Depois de prepará-la, misture o conteúdo de uma garrafinha de iogurte às frutas.

Batida de Fibras: as fibras servem de nutrientes para as “bactérias do bem” que habitam o intestino e também fazem parte dos ingredientes de alguns iogurtes. Uma dica de bebida rica em fibras é a mistura de uma colher de sobremesa de farelo de trigo, uma colher de sobremesa de uva-passa e uma garrafinha de iogurte contendo probióticos. Bata no liquidificador. “Para completar, você ainda pode comer duas torradinhas integrais com cream cheese”, sugere a nutricionista.

Bebida Rosa: essa conquista o seu apetite pela cor. Use uma garrafinha de iogurte natural, meia xícara de morangos picados e uma colher de sopa de farelo de aveia. O morango e a aveia são ótimas fontes de fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails