Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

Eficácia da Massagem Após Atividade Física



Todas as pessoas, após praticarem algum tipo de exercício físico, sempre recorriam a sessões de massagem, na tentativa de conseguirem um relaxamento após o esforço muscular. No entanto, uma pesquisa reveladora contesta a eficiência dessa prática após a realização de atividades físicas, afirmando que o repouso é a melhor maneira de fazer o músculo se recuperar. Um pesquisador canadense conduziu um estudo científico, com a finalidade de verificar a relação entre a recuperação muscular e a massagem aplicada.

Como Foi Feito o Estudo
Segundo o especialista, o músculo necessita de sangue para se recuperar através do recebimento de nutrientes, que favorece a eliminação de ácido lático, responsável pela dor e fadiga muscular, após a prática do exercício físico. A pesquisa foi feita com doze homens jovens sem problemas de saúde, que tiveram que exercitar o antebraço por cerca de dois minutos com movimentos ininterruptos. Quando essa atividade terminava, os voluntários apresentavam uma aceleração no coração e sinal de cansaço nos braços (O nível de ácido lático também estava alto). Depois desse processo, o grupo subdividiu-se em três outros menores. No primeiro, os jovens somente descansaram por dez minutos (Recuperação passiva). O segundo passou o mesmo período, fazendo exercícios leves e o terceiro grupo desfrutou de uma massagem.

Resultado da Pesquisa

Nos indivíduos que receberam a massagem relaxante, o resultado foi o oposto do que todos esperavam. Eles tiveram a menor irrigação de sangue se comparado aos outros grupos, ou seja, a massagem reduziu momentaneamente a alimentação de nutrientes do músculo que se exercitou, embora eles tivessem se recuperado logo depois. O fluxo de sangue do antebraço dos voluntários foi medido por ultra-som e a concentração do ácido lático foi monitorada através de amostras sangue dos indivíduos. O segundo grupo que fez exercícios leves apresentou um resultado melhor, segundo o pesquisador. Mas ainda assim, a contração leve do músculo, comprimia também seus vasos sanguíneos, o que prejudicava a irrigação. O primeiro grupo formado por aqueles que fizeram a recuperação passiva, que somente descansou por dez minutos, foi o que obteve melhor resultado.

Conclusões do Estudo

Segundo o pesquisador canadense, com a utilização da massagem após a prática de exercícios físicos, há o impedimento da remoção do ácido lático nos músculos que foram exercitados. Especialistas brasileiros, no entanto, afirmam que ainda não há estudos conclusivos sobre o assunto, pois há uma contradição no caso do tratamento de lesão muscular, quando a massagem pode realmente piorar ainda mais a situação. No entanto,nos demais casos, nenhuma tese sugere que a massagem relaxante, possa causar sérios danos à saúde da pessoa. Só o que pode acontecer é que a recuperação demore um pouco mais de tempo.

Os adeptos das massagens após a prática de exercícios físicos, devem sempre consultar seus fisioterapeutas, para fazerem o procedimento com a tranquilidade que o método requer.

Salete Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails