Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Dicas para praticar atividade física em dupla



Um quer definir os músculos, o outro, apenas ganhar um pouco mais de condicionamento físico. Ao lado de uma pessoa extremamente competitiva, está outra que só quer relaxar no final do dia.

Não é raro encontrar casais que se propõem a seguir um programa de exercícios físicos juntos, seja para passar mais tempo ao lado do cônjuge, seja para ter uma companhia agradável durante a atividade.

No entanto, conciliar preferências, aptidões e objetivos não é fácil também nesse quesito. E, quando mal resolvidos, os conflitos podem desestimular e levar ao abandono da prática.

Sob medida

Individualizar o treino, de acordo com o condicionamento físico e os interesses de cada membro da dupla, é o primeiro passo para que ambos atinjam metas e tenham disciplina nos exercícios, sem desanimar.

"Falando especificamente de corrida, dificilmente os dois vão correr no mesmo ritmo. Esse ajuste individual é o ponto de partida. É frequente encontrar casais que param de malhar juntos por falta de individualização, quando a carga de cada um não é ajustada de maneira correta", afirma o fisiologista Turíbio Leite Barros, professor do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A chef de cozinha Flávia Greco, 40, e o fotógrafo Marcelo Greco, 43, conheceram-se no clube Pinheiros, enquanto faziam alongamento, há alguns anos. Depois de um namoro à distância, foram morar juntos e resolveram fazer academia no mesmo horário.

Cada um tem seu programa de exercícios. "Achamos melhor fazermos separados, porque ele tem o corpo completamente diferente do meu, eu corro bem mais do que ele, que se recupera de uma lesão no joelho... Quero treinar mais braço, perna; ele quer mais costas e abdômen", diz Flávia.

Para partilhar, somente as sessões de alongamento antes e depois do treino e a garrafinha de água da mulher, com a qual Marcelo se hidrata durante a musculação. "Mas eu detesto", ri a chef de cozinha.

Para o casal, ir à academia ao mesmo tempo é um incentivo extra para que nenhum dos dois desista. "Ele chega meio dormindo, pois vamos às 7h da manhã, e eu tenho um megapique. É até legal porque eu puxo o Marcelo", diz Flávia.

É fato que vários casais buscam apoio um no outro para manter a atividade física na rotina. "Desde o início, quando eles se programam para fazer exercícios juntos, já é no formato de dar um empurrão para o outro. Ou, então, por exemplo, o marido não quer ser indelicado de falar para ela que ganhou uns quilinhos. Assim, chama para malhar", analisa o personal trainer Felipe Pita.

Individualidade

O excesso de companheirismo, no entanto, pode atrapalhar o treino ou gerar mal-estares. Geralmente, um dos dois acaba dando palpite no exercício do outro. "Eu sinto que de vez em quando ele me corrige. Como ele já fez muita musculação, às vezes ele vem, dá uma corrigida", diz Flávia.

Para os professores, dar palpites pode desestimular o cônjuge ou levá-lo a fazer os movimentos de maneira errada. "Às vezes, o marido vira para a mulher e diz "põe mais peso para endurecer os glúteos" ou a mulher diz "corre mais meia hora porque está gordinho". Ninguém gosta quando se toca na ferida, é preciso respeitar a individualidade e não levar o outro a forçar demais, para não ter risco de lesões", diz Pita.

A competitividade também pode trazer problemas, se não for bem administrada.

Em geral, homens preferem modalidades que propiciem mais a competição. "Em alguns casos, a dificuldade é ambos terem afinidade pelo mesmo estilo de exercício. Os dois vão ao clube, mas ele prefere o tênis e ela, a ginástica. É claro que a estética é uma preocupação de ambos, mas a mulher tende mais para isso e o homem tende mais para o lúdico", afirma Turíbio Barros.

Sem problemas

Segundo os especialistas, todas as modalidades podem ser praticadas pelos dois. No entanto, eles afirmam que o mais indicado é escolher um local que ofereça diferentes opções - uma boa academia ou um clube, por exemplo.

"Para dar certo, devem buscar diversidade. No começo, a proposta de fazer tudo junto é uma sedução. Mas, com o tempo, cada um vai enfatizar mais a tendência própria. Se não puder ser atendida, há uma possibilidade muito grande de um dos dois desistir", diz Barros.

Comparar resultados dos exercícios também não funciona e pode desestimular o casal. "Em geral, os homens apresentam mudanças mais rapidamente, pois possuem mais massa muscular, queimam mais calorias. Então, pode haver um desconforto para a mulher", diz Ivo Morais, professor de educação física.

10 dicas para evitar problemas na hora do treino

1 Estabeleçam metas antes de começar
2 Respeitem a individualidade um do outro
3 Escolham um professor que dê atenção igual aos dois
4 Procurem um local que tenha diversas opções que agradem a homem e mulher
5 Tenham um horário flexível para que os dois possam cumpri-lo
6 Não levem problemas pessoais para o treino
7 Não dêem palpite no treino do outro
8 Negociem antes de começar, para concordarem com o tipo de exercício escolhido
9 Procurem ter o suporte de um professor
10 Ambos devem ter força de vontade no treino e nos hábitos de vida saudáveis


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails