Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas para a prevenção e o alívio das dores nas costas


Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor nas costas, resultado de má postura, inatividade física, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios. Por “dor nas costas”, entende-se a dor nas regiões cervical, torácica e lombar que não está relacionada a infecções, tumores, doenças sistêmicas ou fraturas.

Conheça alguns truques que ajudam a prevenir a tensão dos músculos e aprenda a fazer uma massagem que relaxa e diminui a dor nas costas.

Acabe já com a tensão nos músculos

- Donas de casa

1) Passe roupa sem dor: deixe a coluna ereta e mantenha a tábua de passar na altura dos cotovelos para que você não se incline demais sobre ela.

2) Não se curve, agache: ao pegar crianças no colo, dobre as duas pernas, agachando com a coluna ereta. Nunca curve a lombar para levantar peso!

3) Use vassoura longa: não se incline demais ao usar rodo e vassoura. Para isso, escolha modelos de cabo longo.

- Grávidas

1) Faça exercícios: se não houver restrições médicas, caminhar durante a gestação é um hábito que dribla a tensão.

2) Controle seu peso: engordar mais do que dez quilos pode causar um problema na coluna. Evite isso!

3) Não force os ombros: o crescimento dos seios força os ombros, tencionando a nuca. Evite o incômodo praticando a massagem contra tensão.

- Terceira idade

1) Caminhe diariamente: de acordo com os médicos, a coluna precisa se mover para os músculos serem alongados. Com uma vida sem exercício físico, mais cedo ou mais tarde, a dor vai chegar. Previna-se!

2) Troque o colchão mole demais: colchões molengos não dão apoio à coluna, causando dor. Perceba se você sente pontadas na região lombar ao acordar. Se isso acontece, é sinal de que o seu colchão precisa ser trocado.

3) Controle sua alimentação: o excesso de peso ocasiona mais problemas nas costas, como artrose, hérnia de disco e desvio na coluna. Além disso, alimentos como café, açúcar e álcool aumentam o hormônio que causa o estresse, facilitando o surgimento de inflamações.

Exercícios e alongamentos

- Dica: Não abaixe e nem se levante muito rápido. Com a idade, acontece um desgaste natural das estruturas da coluna.

- Pescoço: Gire a cabeça no sentido horário e dê cinco voltas. Em seguida, vire no sentido anti-horário e dê mais cinco voltas.

- Ombros: Sentada, coloque as mãos nos ombros, deixando os cotovelos apontados para fora. Empurre cinco vezes os cotovelos para trás e para frente, o máximo que conseguir sem sentir dor.

- Peito: Com os braços esticados para frente, abaixe a cabeça e encoste o queixo no peito. Nessa posição, levante levemente os ombros e mantenha-os assim por cinco segundos. Volte à posição normal. Pratique essa sequência de movimentos toda vez que sentir tensão ou tiver forçado as costas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails