Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Evite dores musculares


Se você costuma sentir problemas ligados à musculatura, saiba que exercícios priorizar para aliviar os sintomas e se manter bem

Por ser um esporte que requer força, velocidade e intensidade de movimentos constantes, o ciclismo exige bastante dos músculos, principalmente quando os treinos e competições são parte da rotina. Então, é muito importante estar com a parte muscular em dia para garantir o bom rendimento na prática da atividade, sem se prejudicar por possíveis lesões. E, para melhorar os músculos, saber quais exercícios priorizar pode ser primordial.

José Maria Santarém, médico fisiatra, reumatologista e diretor do Instituto Biodelta de Musculação, explicou que o principal elemento para definir quais membros do corpo serão exigidos durante a prática do ciclismo é a altura do banco.

“Quanto mais alto o banco estiver, maior será o esforço empregado à panturrilha e à ponta dos pés”, disse. Isso significa que, para quem já tem propensão a sentir dores nessas áreas, além de alongar com muito cuidado, evitar elevar demais o banco é uma medida inteligente. Quem sente desconforto nos quadríceps e joelhos, deve ficar atento à contra-partida e evitar os bancos baixos demais.

“O ideal é manter o meio termo e deixar os bancos sempre em altura média, que corresponda à estatura de cada pessoa”, alertou o profissional, que deixou claro que tomar essa atitude, além de melhorar o ritmo na atividade, evita lesões. “Quanto menos condicionado o esportista estiver, mais sujeito à fadiga muscular e às câimbras, que podem levar a contraturas, ele estará”, finalizou José Maria Santarém.

Dores nas mãos?
Herbert Coelho, 32, administrador de empresas e ciclista há 15 anos, trocou a mountain bike pelo speed há cinco. O que ele queria era ganho de rendimento e ter a chance de realizar cicloviagens, mas acabou ganhando mais do que isso: dores nos punhos e pernas, sempre que pedala nas subidas. “Não consigo calcular uma distância para começar a sentir dores, mas elas sempre vêm quando passo a acelerar o ritmo, depois do aquecimento”.

Herbert sempre acreditou que o problema estivesse unicamente relacionado à postura, mas, apesar de as dicas de regulagem de banco e guidão confirmarem esta teoria, há outras versões para explicar este tipo de problema.

Kelly Stefani, ortopedista e especialista em medicina do esporte, explica que é comum, sim, sentir dores nos pulsos quando se pedala em pé. Isso porque a posição natural exigida dos braços – firmes e voltados para fora – costuma causar inflamações na parte lateral das mãos. “É um tipo de lesão bastante comum no ciclismo de estrada, que pode levar à fadiga muscular”, alertou a ortopedista.

Para evitar que aconteça, ela deixa algumas dicas valiosas, como utilizar luvas acolchoadas para evitar o atrito e variar a posição das mãos durante os treinos. “Como os treinos permitem mais liberdade, é possível segurar embaixo do guidão ou descansar as mãos no clipe, variando sempre”, sugeriu.

Quem pratica mountain bike, por exemplo, tem problemas relacionados mais ao impacto da modalidade do que á postura, mas também pode aproveitar os treinamentos para descansar a posição das mãos. “Este descanso vai prevenir o impacto e o atrito, além de garantir uma atividade duradoura”, ensinou Kelly Stefani.



Por Juliana Saporito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails