Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

No esporte, roupa vermelha melhora desempenho do atleta



Cor intensifica poder de percepção e causa certa inibição nos adversários

Os chineses devem estar certos em considerar o vermelho a cor da sorte. E agora a ciência assina embaixo ? ao menos para esportistas. Uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Psicologia do Esporte da Universidade de Münster, na Alemanha, observou que o uso de roupas dessa cor aumenta as chances de vencer uma disputa.

Os cientistas observaram 42 experientes atletas de diversas modalidades durante torneiros usando uniforme vermelho e outros 42 usando azul. Depois de algumas semanas de pesquisa, veio o resultado: os atletas de vermelho tiveram 13% mais vitórias do que os de azul. Segundo os cientistas, isso acontece porque as cores são interpretações do nosso cérebro, que reúne informações das frequências de ondas recebidas e os dados guardados na nossa memória.

Quando nossos olhos vêem a cor vermelha, envia estes estímulos ao cérebro que reage intensificando nosso poder de percepção e causando certa inibição nos adversários.

Alguns anos atrás, antropólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, avaliaram os jogos das Olimpíadas de Atenas e também constataram o poder da cor vermelha no desempenho dos atletas.

Observando aqueles que tinham o mesmo preparo físico, verificaram que os que usavam uniforme vermelho obtinham melhores resultados.

Os cientistas esperam agora desvendar alguns outros mistérios relacionado ao poder das cores no nosso dia a dia, mas outras pesquisas devem ser feitas a longo prazo.

Por Minha Vida Publicado em 18/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails