Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Capoeira traz diversos benefícios para o corpo e a mente


Existem várias teses sobre a origem da capoeira, se africana ou brasileira, o que motivam grandes discussões sobre o tema até hoje, visto que o conselheiro Rui Barbosa, quando ministro da Fazenda do Governo General Deodoro da Fonseca, considerando a exploração do homem pelo homem uma mancha de sangue na história do País a ser apagada, mandou queimar toda documentação referente à escravidão negra no Brasil. Assim, ficou apenas a distorção dos fatos, pois os documentos que nos restaram fornecem apenas o necessário para a reconstituição da nossa história, mas sem a precisão dos acontecimentos do passado.

Tradicionalmente, a capoeira é entendida como uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

Como atividade física, a prática da capoeira envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de frequência cardíaca e queima de gordura) e anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando flexibilidade, força muscular e resistência física.

O treino regular é fundamental para que o capoeirista consiga ter um bom desempenho durante o jogo, e a prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade e condição física.

A capoeira exige também concentração e observação. O olho no olho é uma das bases do jogo da capoeira. É importante estar sempre atento ao parceiro, procurando onde está o seu olhar, fazendo os movimentos sem perdê-lo de vista.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo e música, e a compreensão da filosofia de jogo são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira angola.

Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.

Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos três vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E o melhor: você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados.


Confira mais detalhes:

- Resistência: É preciso manter o pique durante o treino ou jogo;

- Agilidade: Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora;

- Flexibilidade: Na capoeira predominam os gestos amplos;

- Velocidade: Necessária para surpreender o adversário sempre que possível;

- Equilíbrio: É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas;

- Coordenação: É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo;

- Ritmo: Os movimentos do corpo acompanham a música.

Outros benefícios:

- Atenção: É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda;

- Persistência: Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas;

- Coragem: Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos;

- Astúcia: Você cria situações inesperadas para o adversário.

Outro fato é que capoeira não se faz sozinho, por isso é imprescindível a participação dentro de um grupo. Seu ensino é baseado na oralidade, com os conhecimentos passados através da vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num exercício de tolerância. A capacidade de improvisação – de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações – é uma característica que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails