Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tem que suar


A preguiça já poderia levar a pecha de inimigo público número 1 da saúde dos brasileiros. Ela é uma das principais culpadas pela epidemia de sedentarismo que domina a população, independentemente de sexo, idade ou classe social.

Segundo o Ministério da Saúde, por aqui nem sequer 15% dos adultos realizam exercícios físicos quando têm tempo livre. Isto é, a maioria da população passa distante da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) — meia hora de atividades leves ou moderadas no mínimo cinco vezes por semana ou 20 minutos de exercícios vigorosos três vezes por semana.

Essa falta de vontade encontra aliados dentro de casa. Mais de 25% dos brasileiros assistem a televisão três ou mais horas diariamente, por exemplo. Largar o controle remoto é preciso — questão de vida ou morte, sem exagero! A OMS estima que, se as pessoas se mexessem de fato, seriam prevenidos 22% dos casos de doenças cardiovasculares e até 16% dos episódios de diabete tipo 2 e câncer de mama e cólon.
Já o surto de obesidade perderia peso e fôlego.

Diante disso, é tempo de chamar os amigos e a família. Uma companhia é um excelente estímulo para caminhar no parque ou matricular-se na academia. Lembre-se de checar a saúde com o médico antes de se movimentar e, dado o aval, prepare-se para suar a camisa em nome de um corpo e de um país mais saudável.

A falta de exercício responde pela ascensão das doenças crônicas. O problema começa cedo, até mesmo na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails