Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Que benefícios podemos conseguir através da massagem?



Massagem é um tema a que ninguém fica indiferente. Alguns reagem com credibilidade pois já experimentaram os seus benefícios, outros reagem com descrença de “que isso faça alguma coisa” e existe até quem reaja com sentido de humor e um olhar malandro.
Independentemente da tua reação, a verdade é que a massagem faz sim e muito pelos teus resultados, sejam eles estéticos, ao nível da saúde ou bem estar geral.

Porquê?

A massagem, quando bem executada, consiste num tratamento completo ao corpo todo, ela atua a nível físico, hormonal e a nível psicológico/neurológico. Só quem já experimentou uma boa massagem é que conhece a aquela sensação final de relaxamento e bem-estar profundo logo seguida por uma boa dose de energia, assim que nos levantamos.
Deixando claro que existem várias técnicas de massagem, cada uma com as suas especificidades. Cabe ao profissional perceber, após diagnóstico e conversa com o cliente, o que é mais indicado para o seu caso. Pois cada um de nós tem os seus objetivos e particularidades.

Que benefícios podemos conseguir através da massagem?


Ao nível físico:
A massagem por norma é efetuada em direção às zonas de drenagem naturais do corpo, os gânglios linfáticos, promovendo uma drenagem dos líquidos e detritos acumulados. O treino é um processo catabólico (desgastante) e oxidativo para o corpo (é bom que o seja).
A massagem vai drenar todas as toxinas produzidas, vai aliviar o cansaço muscular e vai promover uma regeneração mais rápida, uma vez que aumenta o aporte de nutrientes e óxigénio ao local através do aumento do fluxo sanguíneo.
Melhora a elasticidade dos músculos e acelera a eliminação do ácido láctico. A massagem pode ser utilizada também para otimizar a absorção de nutrientes, melhorando o transito intestinal, reduzindo a obstipação e diminuindo a flatulência. Também pode e deve ser utilizada em casos de celulite e de emagrecimento.
Ao nível psicológico:
Quem hoje em dia não sofre de stress? Existe até quem defenda que um pouco de stress faz bem e é necessário, mas, como medir o nível de stress?
Fazer um treino intenso 4x ou mais por semana + trabalho + casa + filhos + tentações alimentares + crise económica +++.., gerir tudo isto não é fácil e por vezes pode parecer demasiado. Cansaço, sonolência, falta de energia e irritabilidade podem ser sintomas de overtraining e/ou stress em demasia. Tirar uns minutos só para si e fazer uma massagem pode realmente baixar os níveis de stress e aumentar a sua auto-estima.
Está provado que a massagem também equilibra o sistema hormonal, reduz os níveis do cortisol (hormonio do stress) e aumenta os níveis de serotonina (hormonio da felicidade). Isto pode ter um impacto enorme na sua qualidade de vida.
Quer esteja a recuperar de um treino, quer esteja frustrado com a dieta ou tenha um dia demasiado longo no trabalho, a massagem pode acalmar todo o seu sistema nervoso central, produzindo uma sensação de calma e bem-estar!

AndreiaBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails