Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Massagem desportiva pode dar alívio a dores musculares


A massagem desportiva pode ser grande aliada de atletas amadores de diferentes modalidades para preparação e, claro, alívio das dores musculares. Diferente da massagem relaxante, ela é feita com movimentos mais fortes e ágeis, que estimulam a circulação e aquecem o atleta antes do exercício, ou ajudam a liberar o ácido lático após a atividade.
Desenvolvida somente para atletas, a massagem desportiva têm dois objetivos principais: recuperar a musculatura ou prepará-la para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas.
– É comum que quem pratica exercícios físicos regularmente sentir dores. Em alguns casos, esse é um incômodo que prejudica o desempenho do atleta. Quem sofre com isso pode apostar na massagem desportiva como forma eficiente de aliviar dores e preveni-las 
Massagem relaxante é diferente
A massagem relaxante tem como característica principal os movimentos mais leves e suaves, que estimulam o corpo a liberar alguns hormônios, como a endorfina.Tudo para que o resultado seja uma sensação plena de bem-estar.  A massagem desportiva atenta para seis dimensões diferentes, como musculatura, circulação sanguínea, linfática, articulações, tendões e psiquê.

Benefícios da massagem desportiva
Prepara a musculatura para o exercício
Aumenta a circulação sanguínea
Elimina as toxinas da musculatura
Previne lesões da musculatura e tendões
Tonifica o tecido muscular
Estimula a produção de adrenalina
Alivia as dores pós-treino


Quando a massagem desportiva é indicada
Antes do treino ou da prova 
A massagem facilita os exercícios de aquecimento por causa dos movimentos repetidos e rápidos, e ativa a circulação sanguínea. Este efeito sobre o corpo traz benefícios, como o aumento da capacidade cardiorrespiratória, abrindo então um início de condicionamento para a atividade a ser realizada. 

Estimula a produção de adrenalina e óleos que lubrificam as articulações e evitam lesões de tendões. Impulsiona a produção de hormônios de relaxamento, o que faz com que se evite a contratura muscular excessiva, lesões musculares e há também um importante efeito psicológico, pois acalma temores. Durante qualquer massagem, o paciente na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. Isso ajuda a aliviar o estresse antes de uma prova ou competição.
Durante a prova
Retira fragmentos de incidentes, promove a condução de ácido lático evitando cãibras e dores musculares e auxilia na recuperação de tecido. Diminui a dor pela acupressura, desfazendo possíveis aderências teciduais e alivia o estresse muscular recondicionando para o retorno ao exercício.


Depois da prova
Ajuda a recuperar tecidos lesionados, distribuir e eliminar acido lático. Atua para diminuição de inchaço, eliminar toxinas, reduzir a sensação de dor e cansaço muscular. Ela recondiciona a musculatura, evita diminuição repentina da frequência cardíaca, alivia o estreses psicológico da competição, alonga a musculatura e os tendões, evitando assim torcicolos e demais inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails