Páginas

domingo, 4 de setembro de 2016

Massagem pré e pós-treino no surf


Saiba como esta técnica pode ser útil tanto antes quanto depois da prática esportiva. Aprenda a utilizar essa arte milenar a favor do melhor desempenho no esporte
Existe uma forte ligação entre o surf e diversas técnicas de massagem. Os esportes, em geral, podem causar tensões e até acarretar problemas mais sérios caso não sejam realizados os cuidados necessários. Uma maneira de prevenção de lesões para o corpo do atleta, após a prática do esporte, é a massagem.
“No surf, como em todos os esportes, temos grupos musculares específicos que são constantemente exigidos durante sua pratica. A falta de aquecimento e preparo físico – antes e depois da realização da atividade – podem ocasionar dores e rigidez articular principalmente nos membros superiores, ombros e região lombar”.
O surf vem sendo praticado mundo afora há muito tempo. O esporte iniciou-se no Havaí e foi levado à frente pelo pai do surf moderno, Duke Paoa Kahanamoku, que graças a sua persistência manteve a modalidade viva. Atualmente, o surf é praticado por pessoas de todas as idades, em diversos lugares do planeta e tem evoluído a cada ano, juntamente com as terapias associadas a ele.Alguns dos principais efeitos da massagem, relacionados diretamente aos exercícios físicos, são:
– a melhora da circulação sanguínea e linfática
– o aumento na flexibilidade dos músculos
– a melhora na capacidade respiratória, já que altera o ritmo da respiração
– e até efeitos psicológicos, como a melhora da auto-estima e a diminuição da “tensão”, em casos de atletas em períodos competitivos.
A técnica oriental de massagem, shiatsu, visa harmonizar corpo e mente, a pressão dos dedos e cotovelo em pontos específicos do corpo – os chamados meridianos – é usada para aliviar dor e fadiga muscular causadas após uma sessão de surf. “O shiatsu é indicado, principalmente, para prevenir patologias ligadas à postura”.
Além da massagem é indicada uma alimentação balanceada, boas noites de sono e alongamentos para preparar a articulação para o impacto durante a remada.

Informações complementares:

Indicações: No mínimo uma sessão de massagem por semana.
Outros benefícios da massagem esportiva:
Alivia dores localizadas causada pela postura no surf;
Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
Produz relaxamento e alívio do estresse;
Melhora a respiração;
Ajuda a manter a saúde e previne doenças.
Massagem é a manipulação sistemática dos tecidos moles do corpo. Auxilia a remoção de resíduos metabólicos tóxicos produzidos na liberação de energia e fluidos resultantes de danos estruturais no tecido musucular. A massagem tem sido utilizada há séculos – muito antes do advento da medicina – utilizando manobras específicas (manuais, mecânicas ou elétricas) com fins terapêuticos. Pode ser localizada, visando uma determinada área, ou terapêutica, em que o relaxamento é o objetivo principal. A massagem pode ser de dois tipos: superficial ou profunda, dependendo da proximidade dos músculos em relação à pele ou aos ossos.

Um atleta pode receber massagem por 15 a 20 minutos antes do treinamento físico, por 8 a 10 minutos após tomar banho e no final da sessão de treinamento, por 20 a 30 minutos. O papel da massagem para a preparação ou a recuperação de um exercício tem sido muito bem documentado. Ela pode afetar positivamente o humor do atleta pela redução da tensão, raiva, fadiga, depressão, ansiedade e da confusão.

Se os músculos estão relaxados, pressionar o ventre dos músculos com pressão mecânica simples auxilia a esvaziar as veias na direção da aplicação da pressão. Isso resulta em abertura superior a 35% dos pequenos capilares (vasos) – em repouso, 4% dos capilares estão abertos. O resultado é a elevação da disponibilidade de sangue renovado na área massageada, tornando possível um maior intercâmbio de substâncias entre os capilares e o tecido celular.

Os efeitos mecânicos da massagem na corrente sanguínea promovem a remoção dos subprodutos metabólicos e a entrada de sangue renovado na área em que a massagem foi aplicada. Em síntese, a massagem pode ser utilizada como uma técnica no auxílio da preparação ao treinamento e também na promoção da recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails