Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Terapia (massagem) neuromuscular


As terapias de massagem têm sido usados há milênios para ajudar a relaxar e acalmar pessoas além de oferecer a cura física.
A Terapia neuromuscular (TNM) é uma terapia que foi desenvolvida após intensivos estudos do sistema nervoso e sua interação com o sistema ósseo-muscular. Quando a relação entre os dois sistemas não está em estado de equilíbrio homeostático, podem ocorrer dores miofasciais crônicas ou algumas disfunções. O alvo da terapia TNM é restaurar o equilíbrio homeostático entre os dois sistemas.
A TNM é uma massagem bem específica de músculos, tendões, ligamentos, etc., usada para aliviar dores e problemas específicos que afligem ao paciente. A massagem terapêutica especifica alivia áreas que não são cobertas por uma massagem genérica.
Como a TNM funciona?
A terapia TNM tem uma abordagem holística de cura com ênfase em estimular o corpo a se curar sozinho. As técnicas da TNM são usadas para estimular a reparação dos tecidos conectivos das áreas afetadas. Durante uma seção típica de TNM, o terapeuta via primeiro examinar o paciente e o seu histórico medico, na tentativa de precisar quais os fatores que estão causando e prolongando o dor. Uma vez identificadas as áreas problemáticas, é aplicada uma pressão concentrada em variados níveis sobre estas áreas de espasmo muscular, com dedos, juntas ou cotovelo. Uma vez aplicada pressão sobre um espasmo muscular, ela deverá ser constante por cerca de dez a trinta segundos.
A TNM será usada para agir em cada um dos cinco elementos que causam dores em todos nós:
Isquemia é a simples falta de suprimento de sangue nos tecidos conectivos, que resulta em hipersensibilidade ao tato.
Pontos de gatilho: Estes pontos altamente irritadiços nos músculos, que irradiam dor para outras partes do corpo.
Compressão de nervos: Isto é uma simples compressão sobre um nervo, causada por um dos seguintes motivos: osso, tecidos conectivos, cartilagem.
Distorção postural: É um desequilíbrio do sistema muscular, resultante de um movimento em falso do corpo, tanto no plano longitudinal quanto no plano horizontal. É uma forma diferente de dizer que o seu corpo precisa se submeter a um realinhamento, semelhante ao do carro depois que cai em um enorme buraco na estrada.
Disfunção biomecânica: Isto se refere ao desequilíbrio no sistema ósseo-muscular, causado por um ladrão errado de movimentos do tipo:
Levantamento de peso de forma errônea
Violento movimento do taco de golfe
Batida errada com a raquete de tênis
Digitação com postura errada
A TNM vai causar dor no inicio, mas a pressão da massagem deverá aliviar o espasmo muscular. Neste ponto, é extremamente importante manter o terapeuta informado sobre a pressão exercida. O terapeuta irá aplicar a pressão de acordo com as reações do paciente. A pressão da massagem não deve causar muito dor. Na realidade, a maioria dos pacientes descreve esta pressão como uma “dor gostosa”.
O que esperar após uma sessão TNM?
Após uma sessão TNM, qualquer dor causada pela terapia deverá desaparecer entre 24 até 36 horas. Os músculos que estavam contraídos devem ficar perceptivelmente mais relaxados por 4 até 10 dias, sempre dependendo do stress, do nível de atividade física e a gravidade da dor, antes do inicio do tratamento.
O espasmo muscular deverá relaxar em resposta à pressão aplicada pelo terapeuta na massagem. Se o músculo não relaxa em resposta à pressão, geralmente é porque ele está inflamado. A massagem não é a melhor opção de tratamento para músculos inflamados, e os pacientes devem procurar um médico para tratar de inflamações.
Para a maioria de espasmos musculares, o tratamento é normalmente de 10 sessões, em um período de cinco semanas, para obter o melhor resultado.
Se os espasmos musculares não melhorar em após três sessões, a terapia TNM não pode ser a melhor opção de tratamento.
Os benefícios da TNM
A TNM é usada para tratamento de
Insônia e cansaço,
Dores crônicas,
Dores lombares,
Dores de nervo ciático,
Disfunção do rotador do ombro,
Síndrome do Túnel do Carpo,
Enxaquecas ,
Disfunções temporomandibulares.
A TNM é usada para localizar e aliviar espasmos e contrações fortes nos tecidos conectores. Ela ajuda no processo de cura de tecidos machucados, ajuda no fluxo venoso e linfático, recompõe o alinhamento e a postura da coluna, e aumenta a flexibilidade dos tecidos conectores.
A terapia neuromuscular traz os melhores resultados quando combinado com tratamentos médicos, tais como fisioterapia e cuidados médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails