Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ESTRESSE



O ESTRESSE da vida moderna traz várias consequências à nossa saúde. Uma delas notamos rápido em nosso corpo. Músculos rígidos e doloridos, dores no corpo, na região do pescoço ou nas costas, dores de cabeça, movimentos com amplitudes limitadas, problemas posturais, ranger de dentes durante o sono, são algumas consequências que podemos relacionar ao aumento da tensão muscular.
Por isso, a tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional.
Toda tensão física ou psicológica se traduz num aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações de estresse ultrapassam o limite, um processo de “não” recuperação se manifesta, produzindo tensão muscular excessiva, que trará ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.
Essa tensão muscular é responsável pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas (Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis) que se cronificam, gerando dores, rigidez (inflexibilidade) e encurtam os músculos, tornando-os mais fracos e inábeis para suportar cargas e choques em vários movimentos.
Indivíduos que possuem cargos ou funções com grandes responsabilidades, ou que trabalham com posturas fixas ou repetitivas, que se mantém muito numa mesma posição ou usam muito apenas um lado do corpo, estão sempre muito mais propensos às dores na região do pescoço, ombros e lombar.
Você que costuma se incomodar com essas dores, passe a avaliar de imediato:
1. Atente-se à postura para identificar possíveis desvios que possam gerar disfunções musculares.
2. Realize uma avaliação diária dos movimentos: se repete muito o mesmo movimento, se permanece muito tempo na mesma postura, se pega muito peso, como você se senta ou ver televisão, ou para ler um livro...
3. Reorganizar a postura através de exercícios de alongamento, massagem e também fortalecimento muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails