Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

A massagem desportiva


Tipo De Toque: Vários, Sendo Deslizamento E Amassamento Os Principais
Benefícios: Reduz Os Riscos De Lesão E Melhora A Performance
É um tipo de massagem utilizada, especificamente, em atletas e outros indivíduos que possuem uma vida de exercícios ativa. Não há um padrão generalizado para essa técnica e a forma de aplicação depende de fatores como: condições físicas, momento de aplicação, modalidade, estado físico, vida pregressa médica do indivíduo, área mais comuns de tensão e quais foram as últimas e quais serão as próximas competições. Como se pode ver, antes de aplicar qualquer técnica, é preciso fazer uma minuciosa investigação sobre a vida do paciente.


A massagem desportiva pode ser dividida em 3 categorias que vão ajudar o terapeuta a organizar o momento adequado para cada parte do tratamento: massagem de evento, de manutenção e de tratamento. A massagem de evento é realizada no momento antes, durante e depois da manutenção, ela prepara e recupera o esforço, atinge grandes grupos musculares e deve ser utilizada entre as provas para renovar a força muscular. Já a massagem de manutenção é realizada no ambiente clínico e como o próprio nome já diz, ajuda o atleta a manter a sua performance e preveni lesões musculares e articulares. A massagem de tratamento deve ser aplicada quando o atleta se lesiona e deve potencializar o processo fisiológico de cura do nosso organismo.


Os principais objetivos da massagem desportiva são: liberar a fáscia que, normalmente, encontra-se bastante aderida a outros tecidos e assim, prejudica a mobilidade muscular e articular, reduz a tensão muscular de maneira geral, melhora o fluxo sanguíneo ofertando maior oxigenação e nutrientes aos tecidos, e reduz os riscos de lesão. O atleta consegue se sentir mais relaxado e a sua amplitude de movimento vai se tornando cada vez maior a medida que realiza as sessões de massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails