Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

Escoliose



Muito tempo em frente ao computador, sentar-se de qualquer jeito, horas no trânsito com o banco ajustado inadequadamente e muito peso nas costas como bolsas e mochilas cheias, são alguns dos hábitos que podem agravar o desenvolvimento da escoliose.
Mudar os hábitos, ficar atento na postura e incluir exercícios físicos entre as atividades de rotina ajudam a amenizar esse problema e evitar dores. A orientação de um bom professor de Educação Física garante que os movimentos não só alinhem a coluna como fortaleçam os músculos capazes de deixá-la na posição certa.
Os exercícios mais indicados são todos os que estimulam igualmente os dois lados do corpo. Natação, ioga, pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, musculação valem por remédio. Eles trabalham a simetria e o desenvolvimento muscular de ambos os lados.
Merece destaque a natação, que fortalece e alonga os músculos ao mesmo tempo, além de não ter impacto, mobilizar o corpo todo por ser uma atividade aeróbica.
Mas a natação não vai corrigir a curvatura. Para que isso aconteça, é preciso que o esporte faça parte do tratamento e seja acompanhado por um ortopedista ou por um fisiatra. No geral, o que todas essas atividades simétricas fazem é ajudar a evitar uma piora da escoliose.
ESPORTES TOTALMENTE CONTRAINDICADOS
Handball, tênis, basquete e outros exercícios que exigem muito mais um lado do corpo do que o outro ocupam os últimos lugares da lista, pois podem piorar o problema e desgastar as articulações de um lado só. Nada impede que esses esportes sejam praticados, mas é ideal pedir aconselhamento de um personal trainer para evitar dores pelo corpo. Alternar essas atividades a outras, como caminhada e corrida, tende a ser uma boa saída para equilibrar o desenvolvimento muscular.
Atenção a atividades de alto impacto
Quem optar por corrida, bicicleta e outras atividades aeróbicas também precisa estar atento a dois fatores importantes: o impacto dos movimentos nas articulações e o alongamento, que prepara os músculos para responder aos exercícios. Usar calçados adequados para a atividade, evitar solos rígidos ou muitos acidentados e treinar por um período que respeite as limitações do seu corpo ajuda a prevenir lesões ou agravar a escoliose.
A MUSCULAÇÃO, feita com orientação de um fisioterapeuta ou de um professor de Educação Física especializado em desvios de coluna, isso porque os exercícios fortalecem os músculos do abdômen, que dão sustentação à coluna, e os próprios músculos das costas. Só evite usar cargas excessivas demais, evitando encurtar ainda mais as fibras, e jamais dispense o alongamento antes e depois dos exercícios.
No caso de exercícios específicos para as costas, a atenção tem de ser redobrada. Há o risco de aumentar ainda mais a compressão na coluna vertebral, provocando dor e e aumentando o grau de curvatura da escoliose.
O BALÉ clássico é uma das melhores opções para estimular a postura correta, com a coluna alinhada e o quadril encaixado. No entanto, essas aulas podem ser perigosas para a escoliose ao favorecer mais um lado do que o outro. E como isso pode acontecer? As bailarinas costumam começar sempre do mesmo lado ao fazerem exercícios na barra.
Geralmente, fazem a sequencia do lado direito primeiro e despendem uma força maior desse lado. Ao fazerem com o esquerdo, podem estar mais cansadas e exigirem menos esforço da musculatura. Como resultado, um lado do corpo pode ficar mais fortalecido. Para evitar esse risco, o melhor é alternar os lados para começar os exercícios: se começar com o direito, da próxima vez inicie com o esquerdo.
Outra dica é ter cuidados como ao carregar mochila, bolsa e sacolas apenas de um lado. Procure sempre trocar o peso de ombro ou braço para não desalinhar ainda mais o corpo.
Então cuidado, assim como a postura, existem os exercícios que ajudam, e exercícios que podem agravar o quadro, por isso procure antes um médico ou um especialista para ver o que ele acha, pois cada caso é um caso, e o que foi bom para um, pode ser ruim para outro.
Apesar da escoliose aparecer comumente na fase de crescimento das crianças, as dores são mais comuns de aparecer na fase adulta, principalmente se não forem adotados hábitos e tratamentos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails