Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A PANTURRILHA



A PANTURRILHA, também conhecida como “batata da perna”, além de ser um músculo que auxilia constantemente na caminhada, postura e equilíbrio do corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração, sendo assim, muitas vezes é chamada de “segundo coração” ou “coração da perna”, conforme explica o médico cardiologista Maicow Moser.
“Podemos dizer que os membros inferiores possuem um ‘coração acessório’, formado por veias valvuladas, cercadas por poderosa massa muscular – a panturrilha – que, ao se contrair, impulsiona o sangue nelas contido de volta para o coração principal”, afirma.
Quem apresenta deficiência no retorno venoso e sofre de problemas como varizes, tromboses e inchaços, deve investir na prática de atividades físicas que fortaleçam as panturrilhas. “A insuficiência venosa acontece quando há uma alteração estrutural em que as veias perdem a função de transportar adequadamente o sangue venoso para o coração. O resultado é um acúmulo de sangue não oxigenado nas pernas, que pode levar ao aparecimento de veias dilatadas, flebites (inflamação dos vasos), trombose venosa profunda ou, em casos mais graves, úlcera nas pernas”.
O médico recomenda que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, como peso, queimação e cansaço nas pernas no final do dia, inchaço nos pés, coceira frequente e dor. “Para evitar complicações, é necessário que o paciente consulte um médico especialista logo nos primeiros sintomas. Também é preciso evitar a obesidade, não fumar e praticar atividade física”.
O alongamento e o condicionamento dos músculos da panturrilha auxiliam no tratamento e evitam problemas circulatórios futuros. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, jump, pilates e musculação são exercícios que trabalham a panturrilha. “Quem exercita as pernas acaba ganhando em saúde e estética. Vale ressaltar a importância da orientação profissional e respeitar os limites do corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails