Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

Dores musculares ou miofasciais



De todas as dores que afetam o ser humano ao longo de sua existência, as musculares, ou miofasciais, são as mais prevalentes. "Elas podem ser agudas ou crônicas: no primeiro caso, surgem depois de um esforço físico exagerado, e se manifestam durante um período específico de tempo; no segundo, são persistentes. No exame médico ou fisioterápico, o paciente reclama quando o ponto de irritabilidade muscular é pressionado", destaca Maurício Garcia, fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Está claro, então, que há diferentes tipos de dores musculares, há aquelas que ocorrem de forma difusa a e bilateralmente, associadas ao reinício de atividades físicas ou à mudança para mais carga ou intensidade do treinamento; as causadas por lesões agudas, como estiramentos e distensões; e as provocadas por doenças reumáticas como a fibromialgia.
Alvo: membros inferiores
Quando ligada à atividade física, há muitas particularidades em relação à dor muscular. Os membros inferiores, por exemplo, são os mais atingidos. "Cerca de 90% das lesões esportivas acontecem em quadris, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés", informa Moisés Cohen, professor titular e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte (SP).
Exercícios vigorosos em não praticantes de ginástica é um fenômeno muito comum, ele explica. "O desconforto será pior durante a contração muscular ativa e no alongamento passivo. Geralmente, se inicia algumas horas após o término da malhação e tem seu pico de intensidade em 24 ou 48 horas." Dentre as lesões esportivas, alguns levantamentos mostram que 45% se localizam no joelho, 9,8% no tornozelo e 7,7% no ombro.
É bom ficar atento a dores musculares persistentes, pois podem revelar a presença de problemas mais sérios. "Se o desconforto é provocado por exagero nos exercícios ou má postura, por exemplo, os grupos musculares sofrerão logo na sequência, com regressão da dor entre 48 e 72 horas. Qualquer outro tipo deve ser avaliado por um médico especializado".
O ortopedista Moisés Cohen enumera os sintomas que merecem atenção: dor no peito, que irradia para o braço, indicando algum problema cardiológico; dor nas costas, acompanhada de irradiação, formigamento e diminuição de força motora nos membros inferiores, que precisa ser avaliada para descartar possibilidade de hérnia de disco; dor no corpo todo, associada a desânimo e falta de energia, provavelmente decorrente de depressão e fibromialgia.
Vale ficar atento a distúrbios hormonais, como hiper e hipotireoidismo, que promovem dores musculares e estão geralmente ligados a sinais como aumento ou diminuição da sensação de calor ou frio; disfunções hidroeletrolíticas, como hiper ou hipocalemia (alteração de controle de potássio no sangue), apresentando aumento de incidência de dores musculares e câimbras; fadiga crônica, fibromialgia, infecções virais e bacterianas, gripes e lúpus, que desandam dores musculares; e, finalmente, as estatinas, medicamentos prescritos para tratamento de colesterol alto, igualmente provocadores do problema.
Fonte:UOL notícias,Rosana Faria de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails