Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

5 massagens que ajudam na recuperação muscular



Existem muitos cuidados importantes para a recuperação muscular após o exercício físico. Além da alimentação e um período de descanso, a massagem tem se mostrado benéfica para ajudar na reparação dos músculos. Por isso, se você ainda não tentou esse método, está na hora de procurar um profissional.

Relação entre recuperação muscular e massagem


Segundo um estudo conduzido pela Universidade McMaster, do Canadá, a massagem após um exercício pesado reduz a inflamação e ajuda na recuperação muscular. Os pesquisadores sugerem ainda que ela alivia a dor e também auxilia os músculos a entrarem em forma mais rapidamente.

Para realizar o levantamento, os pesquisadores colocaram 11 homens para seguir uma rotina pesada de exercícios físicos. Após os treinos, cada um deles teve uma sessão de 10 minutos de massagem sueca, mas apenas em uma de suas pernas.

Eles usaram técnicas avançadas para avaliar as mudanças químicas nas células musculares. E a diferença entre as duas pernas – aquela que foi submetida à massagem e aquela que não recebeu qualquer tipo de tratamento – foi bem nítida.

Os pesquisadores viram que a massagem trouxe uma série de benefícios para a recuperação muscular: diminuiu a inflamação e a dor após o exercício, e estimulou os genes que promovem a criação das mitocôndrias, a parte das células responsável pela energia e que faz os músculos “entrarem em forma”.

Recuperação muscular: melhores tipos de massagem

Conheça cinco tipos de massagem que pode ajudar na recuperação dos músculos após os exercícios.

1. Técnica de liberação ativa

Trata-se de uma técnica de massagem que combina movimentos específicos e pressão profunda. Ela ajuda a aliviar a aderência muscular e a reduzir o acúmulo de tecido cicatrizado.

Durante uma sessão desse tipo de massagem, o profissional usa suas mãos para avaliar a textura, a contração e a mobilidade do tecido muscular, e então trabalha para romper as aderências. É um método interessante para tratar lesões específicas, principalmente quando a formação de tecidos cicatrizados impede o corpo de curar a si próprio.

2. Massagem sueca

Talvez seja o tipo de massagem mais conhecido. Normalmente é associado ao relaxamento, mas também é capaz de beneficiar atletas – principalmente quem gosta de correr.

Essa técnica utiliza vários golpes das mais distintas pressões, normalmente leves, para ativar a circulação sanguínea. Ela é bastante eficaz quando utilizada para a recuperação muscular após um treino pesado. É que esse método também ajuda a liberar o estresse e a tensão muscular, tudo isso sem causar quaisquer danos aos músculos.

3. Pontos de gatilho

Esse método de massagem mira os nós musculares e as áreas onde você tem dor. Os profissionais conseguem diagnosticá-los através do toque, e então trabalham especificamente neles para acabar com a tensão muscular. Da mesma forma que a massagem de liberação ativa, é uma técnica voltada mais para o tratamento de lesões.

4. Massagem do tecido profundo

Normalmente, essa massagem é confundida com pressão profunda, mas não significa apenas isso. Essa técnica utiliza-se tanto nos músculos superficiais quanto nos músculos profundos da área que você deseja ver recuperada. Ela foca em algumas regiões específicas nas quais você apresenta problemas, e trabalha o músculo inteiro.

5. Massagem esportiva

Nessa técnica de massagem, o massoterapeuta irá massagear todo seu corpo, aliviando a tensão e aumentando a circulação sanguínea. É excelente para a recuperação muscular após o treino.

Bruna Guarnieri
http:// doutissima. com. br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails