Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

Os efeitos da massagem



A massagem é uma técnica antiga de cura , é mencionada como forma de tratamento nos registros médicos mais recentes e seu uso tem sido difundido persistentemente através da história. Há evidências crescentes de sua efetividade no tratamento de pacientes com uma ampla variedade de estados traumáticos e de doenças.  (DOMENICO, 2008).
         Sabe-se que massagem proporciona relaxamento, causando portanto bem estar físico e emocional no paciente além de diversos efeitos relacionados durante e após o momento do contato físico.
           Os efeitos fisiológicos da massagem são o aumento da circulação sanguínea e linfática, do fluxo de nutrientes, da extensibilidade do tecido conjuntivo e dos movimentos das articulações, estimula as secreções sebáceas e sudoríparas, facilita a penetração de medicamentos, aumenta a reabsorção de líquidos ou edemas intersticiais.
          A terapia pode apresentar benefícios imediados ou a médio e longo prazo, por exemplo, efeitos como o relaxamento, promoção do bem estar, aumento do fluxo sanguíneo seriam então classificados como efeitos imediatos, ou seja durante ou logo após a aplicação da massagem, já efeitos como a melhora da ansiedade, depressão e alivio da dor, são considerados efeitos benéficos a médio e longo prazo.
           Muitas pesquisas realizadas sobre a resposta humana ao toque comprovaram melhores condições de saúde e comportamento de indivíduos que foram tocados. As vantagens em termos de saúde, entre outros fatores, são frequêntes naqueles indivíduos  que foram carregados no colo pelas mães por causa do contato físico.
       Mudanças imunológicas, neurológicas, entre outras funções também apresentaram variações benéficas significativas nos bebês que receberam o toque das mães.
       O ser humano, necessita do afeto para alcançar a saúde tanto mental, quanto física, o bem estar completo, e uma qualidade de vida adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails