Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os tipos de massagens e seus efeitos



Normalmente utilizadas para fins estéticos e relaxantes, a massagem tem desempenhado um papel cada vez mais importante nos cuidados com a saúde. Chamada atualmente de massoterapia, ela consiste em um conjunto de toques feitos com as mãos, com outras partes do corpo ou com aparelhos sobre uma ou mais partes do corpo, além de realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.
A fisioterapeuta Mariana Moraes conta que existem diversos tipos de massagens e que elas têm inúmeras indicações, como: aliviam o estresse e a tensão, diminuem as dores musculares, controlam a dor, eliminam traumas físicos e melhoram a circulação sanguínea e a flexibilidade. Mas é preciso que antes o cliente já tenha o diagnóstico do problema para que profissional possa utilizar as técnicas de massagens de acordo ele.
“Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além dela ser realizada por profissionais altamente qualificados, antes do procedimento é feita uma entrevista onde podemos decidir qual será o direcionamento da terapia de acordo com a necessidade da pessoa. Ou seja, se ela tiver dor muscular, o massoterapeuta terá que utilizar técnicas diferentes das que usaria em alguém que quer apenas aliviar a tensão”, explica Mariana.
A maioria dessas técnicas é milenar, nascida na medicina chinesa, em meados de 1800 A.C.. Mas, enquanto as massagens orientais focam na fisiologia do sistema circulatório, a ocidental focaliza a fisiologia energética.

Os tipos de massagens e seus efeitos
Shiatsu
Além de equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) que percorrem o corpo, trazendo bem-estar, ela também ajuda no combate à insônia, ansiedade; melhora a circulação sanguínea; e alivia a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações). O Shiatsu ainda é indicado no caso de cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça e enxaqueca.
“A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde está em excesso.”, garante Mariana.
Ayurvédica
É uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas neles e nos tecidos. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, ela propicia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo físico, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivos.
Desportiva
Indicada para todos que praticam algum tipo de esporte, profissionalmente ou por hobby. É uma massagem profunda com deslizamento nos grupos musculares mais solicitados na prática de atividade física. Seus benefícios são: relaxar a musculatura em geral; melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação das células; e acelerar a recuperação dos grupos musculares.
Destoxi Drenante
É uma massagem com derivados de biotecnologia marinha que tem a proposta de desintoxicar e drenar o organismo a fim de equilibrar as funções metabólicas. A técnica combina manobras de massagem drenante manual a massagem terapêutica oriental e manobras da massagem relaxante. Os ativos utilizados no creme são derivados da Biotecnologia Marinha.
Abhyanga
Utiliza uma quantidade grande de óleo para nutrir os tecidos e eliminar as toxinas. É feita com óleo morno, escolhido de acordo com o Dosha do paciente (caracterização do perfil biológico do indivíduo). São realizados movimentos e leves alongamentos visando à eliminação das toxinas e desintoxicação do corpo. Como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo.
Fonte: beautyup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails