Páginas

domingo, 23 de março de 2014

ALGUMAS PERGUNTAS E REPOSTAS SOBRE MASSAGEM


 Qual a importância da massagem no esporte?
A massagem no esporte é quase que fundamental, para os atletas terem uma chance de recuperar a musculatura cansada depois de um treino ou competição. Não tem nada melhor para um atleta no sentido de limpar a musculatura de ácido láctico acumulado. Além de limpar a musculatura a massagem desportiva também aumenta a circulação de sangue, que por sua vez traz oxigênio novo e nutriente que o músculo precisa para a atividade. A recuperação pode chegar a ser 4 vezes mais rápido com uma boa massagem. 

 A massagem desportiva deve ser feita antes ou depois da competição?
Tem dois tipos. Uma antes e uma depois. Antes é feito um trabalho para despertar a musculatura, uma preparação para a atividade física. Normalmente são massagens mais rápidas e mais energéticas, que duram por volta de 5 a10 minutos, focada na região que realmente precisa. Depois da competição é feito um trabalho de limpeza dos músculos, muito parecido com a massagem clássica comum.

Através da massagem pode-se diagnosticar algum tipo de doença?
O massagista, não sendo médico, não pode diagnosticar ou prescrever remédio, por exemplo. Mas é claro, com testes simples na musculatura você consegue saber qual músculo está tenso ou não.

A medicina considera a massagem uma terapia?
Sim e não. Como terapia muscular muitos médicos indica a massagem como tratamento complementar. Mas ainda hoje a massagem é considerada uma terapia alternativa. No esporte a massagem é muito forte por causa dos bons efeitos que traz para os atletas.

A massagem cura algum tipo de doença?
Sim e não. Melhora os sintomas, sim. Tem doenças que não mexemos normalmente doenças mais graves como câncer ou tumores etc. Mas “doenças” como estresse ou musculatura tensa, aí sim, a massagem pode curar.

No corpo existe um ponto ideal para recebimento de massagem?
O massagista trabalha em princípio só músculos, que ao final é por volta de 60% do corpo. Mas não tem um músculo ideal. Todos os músculos têm seus pontos de gatilho (trigger points) ou problemas específicos. A massagem tem que ser feita considerando cada indivíduo. Principalmente no esporte, é diferente tratar músculos de um atleta de artes marciais e de um maratonista, eles usam músculos diferentes.

As massagens são sempre feitas somente com as mãos?
Sim, basicamente. Tem equipamentos, mas é a mão que cura.

Quais são os benefícios da massagem?
São muitos, pode se dizer até centenas. Os principais são: o aumento da circulação sanguínea, a recuperação muscular, o aumento de secreção de hormônios, como ocitocina e endorfina que traz alívio e bem estar. Além de vários fatores psicológicos, como anti-estresse etc.

Após uma massagem nota-se melhora tanto no físico quanto na mente?
Absolutamente, a musculatura relaxa quase de imediato e devido os “bons” hormônios que são liberados durante a massagem a pessoa relaxa e se sente bem. Tem casos na psicologia que usam massagem para ajudar no tratamento. Tem pessoas que fazem uma massagem relaxante antes de falar em público ou fazer uma prova para  a faculdade.

Qualquer pessoa pode fazer uma massagem?
Basicamente sim. Normalmente antes da massagem é preenchido um formulário com possíveis contra-indicações para descobrir se pode ou não fazer a massagem. Se não tiver autorização médica.

As massagens podem ter contra-indicações?
Sim, mas todas elas são evitadas com um pouco de bom senso. Você não vai fazer uma massagem em cima de um osso quebrado ou depois de um acidente de carro, por exemplo. Isso cabe a um profissional competente no hospital.

As massagens ajudam na estética?
Bom, dizem que sim. Mas eu nunca trabalhei com essas técnicas. No esporte as pessoas querem pular mais alto, correr mais longe e mais rápido, marcar gol no futebol. Eles pouco ligam para a beleza.

Quantos tipos de massagem existem?
Centenas ou milhares, e novas técnicas vindo o tempo todo. Mas você consegue observar duas linhas mais fortes. O ocidental e a oriental. Mas no final todo acaba sendo bastante parecido.

Para que são indicadas?
Isso deve ser perguntado para cada profissional, pois cada um tem sua técnica. A massagem que eu uso, massagem desportiva, é feita para atletas amadores e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails