Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tendinite de poplíteo




A tendinite de poplíteo é uma das causas de dores nos joelhos em corredores e praticantes de caminhadas, especialmente em declives e quando utilizam mochilas.

Ele é um músculo pequeno e achatado, situado na parte posterior do joelho (fossa poplítea). Suas principais funções são rotações interna e externa de tíbia e fêmur, estabilização no deslocamento anterior do fêmur junto com o quadríceps e o ligamento cruzado posterior. Também pode auxiliar na prevenção do impacto aos meniscos.

Essa tendinite ocorre por sobrecarga do poplíteo em corridas em declives ou de longa distância, onde é muito utilizado para a estabilização do joelho. Também pode ocorrer devido à fadiga excessiva do músculo quadríceps, quando um corredor de longa distância retoma seus treinos de forma abrupta logo após uma maratona ou ultramaratona. A pronação excessiva do pé também pode ser um fator agravante.

- dor na região póstero-lateral que “aperta” o joelho;

- dificuldade em manter o ritmo do treino após certo tempo correndo;

- sensibilidade local.

- inicial: repouso relativo e compressas de gelo para diminuir a inflamação

- definitivo: reabilitação do joelho com fisioterapia, correção da biomecânica da corrida e retomada gradativa aos treinos.

A principal aliada do corredor é a prevenção. Para estes atletas, a atenção com a fadiga excessiva do quadríceps deve ser dobrada. É importante também manter um tempo suficiente de descanso entre um treino ou prova de longa distância para a recuperação muscular e articular.

webrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails