Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Osteocondrite: O que é essa dor que acontece nas articulações?



Causa da dor pode estar relacionada a perturbações durante o crescimento ou a lesões recorrentes dos esportes de impacto.


Osteocondrite também conhecida como osteocondrose também pode ser chamada de osteocondrite dissecante é uma condição a qual uma quantidade variável de osso e sua cartilagem adjacente perde seu suprimento de sangue e sua causa é muitas vezes desconhecida. Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, e até mesmo o bloqueio da articulação. Já sentiu algo parecido durante a sua atividade esportiva?

O que é osteocondrite dissecante?
Osteocondrite dissecante pode envolver o osso e cartilagem de praticamente qualquer articulação do corpo. Cotovelos e joelhos são mais comumente afetadas. Normalmente , apenas uma pequena porção da cartilagem afetada está envolvida . Estatisticamente afeta mais os homens.

O que causa a osteocondrite ou osteocondrose?
A causa da osteocondrite dissecante é muitas vezes desconhecida. Teorias incluem lesões recorrentes leves (ex. esportes de impacto) ou perturbações do crescimento causas por atividades esportivas de impacto em crianças durante o crescimento.

Quais são os sintomas da osteocondrite?
Os sintomas são um resultado direto da irregularidade da cartilagem na articulação afetada. Os sintomas incluem dor , rigidez , e ainda o bloqueio da articulação de modo que a amplitude de movimento é significativamente limitada. Por exemplo, quando osteocondrite dissecante afeta o cotovelo, a articulação pode não ir além de 90 graus de extensão, em vez de ser capaz de estender completamente em linha reta a 180 graus que é a amplitude considerada normal.

Como é osteocondrite dissecante diagnosticada?
Os sintomas iniciais podem ser sugeridos clinicamente pela observação da falta de amplitude de movimento com o "bloqueio" da articulação em um determinado ângulo. É neste ângulo que a cartilagem e o osso soltos ou amolecidos são literalmente "comprimidos", ao tentarmos movimentar. A dor também aparece nessas situações de mobilidade articular reduzida.

Para confirmar o diagnostico o médico pode solicitar exames de imagem , como a ressonância magnética ou um artroressonancia (ressonância magnética com contraste direto na articulação).

Qual é o tratamento da osteocondrite dissecante ?
Não há cura como tal , mas a doença pode ser tratada por uma variedade de meios , dependendo do tamanho e localização da lesão bem como a idade do paciente e do grau dos sintomas . Em alguns casos especialmente na forma ( juvenil) muito jovem, osteocondrite dissecante pode corrigir-se espontaneamente.

Cirurgia artroscópica é um procedimento que é frequentemente usado como um tratamento para remover a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação é estimulado.

Qual é o prognóstico de osteocondrite dissecante ?
Os indicadores de pior prognóstico ou resultado incluem uma lesão de grande porte sendo que varia de articulação para articulação . Lesão em uma área de suporte de peso ( área de carga) e idade avançada do paciente são também reservados aos piores resultados.

Osteocondrite dissecante pode ser prevenida?
É possível evitar osteocondrite , impedindo trauma ou lesão na articulação afetada, trabalhando e reforçando a musculatura ao fazer esportes além de adequado preparo físico e orientação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails