Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A importância da massagem desportiva - pré e pós ...



Para nós corredores, é comum sentirmos algumas dores não decorrentes de lesões, principalmente nas pernas e lombar. Isso pode ocorrer quando determinadas atividades solicitam excessivamente o sistema muscular apresentamos queixas de dores difusas. Nesse caso é importante verificar a presença de nódulos, os quais podem ser ativos (onde há queixas de dor) ou latentes (quando presentes, mas sem queixa de dor). Ao serem tocados, os nódulos ativos podem mover-se ou recuar com uma contração súbita. Dependendo da tensão, os pontos latentes podem tornar-se ativos e, assim, dolorosos.

A ausência de alongamento também pode manifestar o encurtamento muscular e, subsequentemente, instalarem-se os nódulos. Exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem e, inclusive, acupuntura, são indicados para desativar nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular: estimulam a produção de glicosaminoglicanas que beneficiam os músculos e diminuem seu estado semi-sólido quando tencionados, reduzem o endurecimento muscular e rompem as adesões (nódulos).

Assim, depois de uma prova ou treino longo, nada melhor do que uma massagem desportiva para relaxar os músculos, propiciando oxigenação para que as fibras musculares relaxem e evitem câimbras. Não podemos nos esquecer, entretanto, que a massagem, quando realizada antes do treino/prova, tem como objetivo estimular a circulação sanguínea dos músculos e os preparar para a jornada que virá. Certamente sua performance será muito melhor e a sua recuperação mais rápida e menos “dolorida”.

Considere a massagem como atividade complementar ao seu treino, tornando-a tão importante quanto a sua alimentação e suplementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails