Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Massagem faz muito mais que ajudar no relaxamento muscular



Quais são os reais benefícios de uma boa massagem? Será que ela é capaz de fazer algo além de relaxar a musculatura? Pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, fizeram essas mesmas perguntas e decidiram estudar o assunto.
A pesquisa
Para encontrar as respostas das questões acima, 53 adultos saudáveis participaram de um estudo. De todos os participantes, 29 foram escolhidos aleatoriamente e submetidos a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca. As outras 24 pessoas receberam uma sessão de massagem leve.
Os exames de sangue
Duas mostras de sangue foram colhidas de cada um dos voluntários, uma logo após a massagem e outra uma hora depois.
Saiba que exames laboratoriais mostraram que uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebeu, diminuindo o estresse e aumentando a sensação de bem-estar.
Os resultados
Massagem sueca – Aqueles que foram submetidos à massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis de cortisol no sangue e saliva (o hormônio do estresse). Os voluntários também tiveram elevação no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, o que sugere maior capacidade de defesas do corpo.
Massagem leve – O segundo tipo de massagem se mostrou mais benéfico ao organismo que a massagem sueca. Quem recebeu massagem leve tive aumento na produção de oxitocina, hormônio que vem sendo estudado em humanos como possível co-adjuvante em emoções ligadas ao bem-estar.  Os voluntários que receberam massagem leve apresentaram reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

Fonte: O estudo foi publicado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine. Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, é o principal autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails