Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Arnica, suco de melancia e massagem contra dores




Entenda como estas três práticas simples podem reduzir dores pós-treino

Acabou o treino com aquela sensação de missão cumprida e quase que na sequência as dores musculares dão as caras tirando sua paz. Praticar exercícios físicos tem seus dissabores. Para fazer com que os músculos fiquem em forma, eles são danificados durante o treino para que as fibras passem por um processo de reparação e fiquem mais fortes. Enquanto se dá este processo, a pessoa terá que lidar com as inevitáveis dores. Antes de apelar para os analgésicos, saiba que práticas simples minimizam dores intensas.

Alguns métodos que são disseminados por aí não são realmente eficazes. O analgésico ibuprofeno, por exemplo, tem pouco efeito sobre a dor relacionada ao exercício, vários estudos mostram que ele pode reduzir a capacidade dos músculos de se reconstruírem após as lesões. 

Técnicas caseiras ajudam a minimizar as dores musculares pós-exercícios. Veja quais são elas e adote no seu dia a dia pós-treino:

# Massagem com arnica - Um estudo publicado recentemente descobriu que, corredores que massageavam as pernas com a substância a cada quatro horas durante três dias, sentiam menos dores depois de um treino, em comparação a outros corredores que não adotaram a prática. Vale lembrar que este tipo de produto é super barato e pode ser encontrado em qualquer farmácia e até mesmo na feira.

# Massagem com rolos de espuma - Massagear a musculatura como se fosse massa de pão por pelo menos 20 minutos com este tipo de objeto reduz as dores de forma considerável após os exercícios. Um estudo publicado em julho deste ano aponta para a eficácia deste tipo de massagem.

# Suco de melancia - Outra forma super eficaz de reduzir as dores musculares após as atividades físicas é o consumo deste suco que, de acordo com um experimento publicado em julho no The Journal of Agricultural and Food Chemistry contém uma boa dose de L-citrulina, uma substância que protege os músculos contra a dor. Ciclistas que beberam cerca de 17 gramas de suco de melancia puro, uma hora antes de completar uma sessão de treino extenuante, tiveram menos dores ao final.

Vale salientar que, nenhum destes métodos elimina as dores, apenas ajudam a reduzi-las. Depois de alguns dias, a dor passará por si, mas caso isso não ocorra, o mais indicado é procurar ajuda médica. Lembre-se: nem todas as dores musculares são decorrentes de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails