Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ruptura do ligamento cruzado anterior



Ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito comum com cerca de 200,000 rupturas ocorrendo por ano nos EUA, resultando em 80-90,000 cirurgias de reparação. Entretanto não são todos pacientes que são elegíveis para cirurgia, mesmo assim eles desejam permanecer relativamente ativos. Excessiva rotação tíbia é comumente vista em ambas as deficiência do LCA e reconstrução do LCA do joelho e é vista como predisponente para começo de precoce osteoartrite. 


Os autores investigaram se joelheiras articulares estabilizadoras poderiam restringir a rotação tibial em joelhos com deficiência do LCA durante atividades com alta carga, proporcionando assim maior estabilidade. Eles recrutaram 21 homens com ruptura do LCA unilateral, demográficos semelhantes e utilizaram um sistema com 8 câmeras para observar os movimentos do joelho durante caminhada, descendo escadas e durante giro fazendo uso joelheira articular estabilizadora e sem joelheiras.

Eles concluíram que, embora joelheiras reduzam rotação tibial em joelhos com deficiência do LCA, não restauram totalmente os valores normativos. Eles observaram menos rotação tibial com joelheira quando comparada com condições sem joelheira e propuseram que utilizando joelheiras pode trazer benefícios para pacientes com deficiência no LCA, especialmente em atividades atléticas de alta demanda. Eles também encontraram que joelheiras simples sem sistema articular e estabilizador não restaurou rotação tibial na mesma medida que joelheiras articulares estabilizadora, mais ainda tiveram melhoras resultados do que sem joelheira. > From: Giotis et al., Clin J Sport Med 23 (2013) 287-92. All rights reserved to Lippincott Williams and Wilkins. Image taken from: stack.com

Traduzido por: Glauber Barduzzi Fisioterapeuta e Mestrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails