Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pontos de gatilho para massagem e acupuntura durante o trabalho de parto



A acupuntura e a acupressão (o processo de aplicar pressão física a pontos de pressão do corpo, ou pontos de gatilho) têm sido consideradas úteis para muitas condições diferentes, inclusive para auxiliar mulheres grávidas durante o trabalho de parto. 

De acordo com o  site Acupuncture.Rhizome.net, há seis pontos de acupressão que são usados primariamente para mulheres em trabalho de parto. A acupuntura só pode ser realizada por um profissional licenciado, mas a acupressão em pontos de gatilho pode ser empreendida por muitas pessoas, desde que usada com prudência e na hora certa.

Ponto de gatilho 1

O primeiro ponto de gatilho, chamado Jianjing GB-21 na acupressão tradicional chinesa, pode ser usado para estimular as contrações durante o primeiro e segundo estágios do trabalho de parto. No começo de cada contração, una pressão pode ser aplicada no ponto central entre o topo do ombro e a base do pescoço, onde o músculo do ombro é mais alto. Essa área estará mais sensível que as outras áreas ao redor.

Ponto de gatilho 2

O segundo ponto de gatilho pode ser usado se você quiser ajudar o bebê a descer no primeiro estágio do trabalho de parto. Essa área fica entre a extremidade exterior do tendão de Aquiles e a ponta do osso exterior do tornozelo. Aperte o tornozelo da gestante, pressionando a área descrita com seu polegar.

Ponto de gatilho 3

O ponto de gatilho na mão pode liberar endorfinas naturais, que aliviam a dor no corpo. A gestante pode apertar um pequeno pente com os dentes apontando para os vincos da mão, onde os dedos encontram a palma. Isso pode ser usado durante uma contração com tanta pressão quanto julgarem necessário..

Ponto de gatilho 4

O ponto Sanyinjiao SP-6 pode ajudar o cerviz a dilatar. Este ponto fica a quatro dedos abaixo do osso interno do tornozelo, na parte interna da canela. A área estará mais macia que a área ao redor no ponto correto. Você pode aplicar pressão firme por cerca de um minuto numa perna, fazendo o mesmo procedimento na outra cerca de 20 a 30 minutos depois. Continue num padrão alternado até que o trabalho esteja estabilizado e as contrações estejam fortes e regulares. Apenas aperte este ponto durante o trabalho de parto, nunca em outros períodos da gravidez.

Ponto de gatilho 5

O ponto Yongquan KID-1 é usado para um efeito calmante em qualquer momento durante um trabalho de parto. Esse ponto fica na parte inferior do pé, a 1/3 do caminho abaixo dos dedos, onde há uma depressão na sola. Uma pressão interna e para cima em direção aos dedos é a melhor.

Ponto de gatilho 5

O ponto Hegu li-4 é usado para alívio geral de dor ou assistência na regulação das contrações. Esse ponto de gatilho é a área carnuda entre o polegar e o dedo, onde os ossos se encontram, e é sensível, com uma dor incômoda quando pressionada. Essa área nunca deve ser pressionada durante a gravidez, exceto durante o trabalho de parto, por conta de seus fortes efeitos nas contrações do útero.

Ponto de gatilho 6

No nível do topo do vinco glúteo, a cerca de 2/3 do caminho a partir do vinco até a osso do quadril, há um ponto de pressão macio. Se você apoiar as mãos no osso do quadril da mulher, pode aplicar pressão durante a contração conforme ela entra em transição.

Dicas

Certifique-se de ser extremamente prudente com o uso desses pontos durante a gravidez. Lembre-se de aplicar pressão com a articulação, polegar ou cotovelo, se certificando de usar a força do seu torso para evitar a fadiga. Peça para que a mulher faça comentários quanto à necessidade de ajustes na pressão e na localização. De acordo com o Rhizome, é melhor usar os pontos de gatilho com cuidado até que a mulher esteja no seu período completo, porque eles podem fazer com que o útero se contraia e induzir o trabalho de parto.

Escrito por Susan Revermann Traduzido por Giovana Moretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails