Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

Como fazer uma massagem nas costas


Geralmente queixamo-nos de dores nas costas devido ao nosso trabalho e nossa rotina diária. Mas estas dores ocorrem devido ao estilo de vida sedentária a que estamos acostumados. Todos apreciamos receber uma boa massagem das mãos de um profissional, mas nem sempre podemos fazer isso. Por esta razão, informamos os passos a seguir sobre como fazer uma massagem nas costas. Assim você poderá fazer uma massagem nas costas de algum familiar ou amigo e depois também receber uma massagem em troca.
Instruções
Se você tiver uma maca será melhor a massagem, porque as macas são altas e suas costas não serão danificadas devido à posição. Há algumas macas cuja altura pode ser regulada. Se não tiver nenhuma maca, é possível fazer a massagem em uma cama, sofá ou sobre uma mesa, colocando toalhas em cima para que a superfície não seja tão dura.
A pessoa que vai receber a massagem deve tirar a roupa da parte superior do corpo (blusa, camiseta, etc.) e afrouxar a calça, para que possamos ter melhor acesso à parte inferior de suas costas (conhecida como região lombar). Depois pode deitar de bruços na maca, colocando uma almofada embaixo da barriga para evitar o aumento da curvatura da parte inferior das costas. Use uma toalha dobrada embaixo de sua cabeça para manter seu pescoço ereto. Se a maca tiver um buraco onde o rosto possa ser colocado, é melhor fazê-lo; assim não precisa da toalha.
A pessoa que vai fazer a massagem, deve pôr um pedaço de papel ou uma toalha sobre a calça, saia ou calcinha da pessoa que vai receber a massagem (paciente). Isso deve ser feito à altura da cintura para evitar que a roupa fique manchada com creme ou óleo utilizado após a massagem.
Antes de começar a fazer uma massagem, deve-se informar à pessoa que vai recebê-la de que a massagem será iniciada. Devemos informar que a pessoa deve nos avisar se sentir algum tipo de incômodo ou dor a qualquer momento. A pessoa que vai fazer a massagem deve se posicionar ao lado do paciente. Vamos fornecer os diferentes passos de cada massagem, primeiro em uma parte das costas, e depois na outra (ambas as partes estão separadas pela coluna vertebral).
Para começar a massagem, a pessoa que vai fazê-la deve colocar óleo ou creme em uma das mãos e esfregar ambas as mãos para que aqueçam o produto utilizado antes de colocá-lo nas costas do nosso paciente.
Quando o produto utilizado estiver mais ou menos quente, deve-se passá-lo ao redor das costas do paciente com movimentos rápidos e superficiais, usando a ponta dos dedos. Como se estivesse acariciando. A direção a seguir é a partir os ombros e pescoço até a parte inferior das costas. Ao término de umas 5 ou 6 carícias, deve-se fazer o mesmo movimento, mas com mais pressão. Assim chegaremos aos tecidos mais profundos.
O passo a seguir consiste em massagear a pele e os músculos de nosso paciente com a ponta dos dedos. A pessoa que faz a massagem deve ter os braços estendidos e o movimento consiste em massagear com círculos a partir da cintura até os ombros, passando pelas diferentes partes da coluna. Esse passo deve ser repetido 3 vezes.
Depois temos de trabalhar mais os músculos, com movimentos que atingem planos mais profundos de nossas costas. Para isso, a pessoa que faz a massagem deve pôr as mãos em forma de "L", isto é, cada dedo polegar a 90º dos outros 4 dedos (os quais se encontram juntos).O movimento que deve ser feito consiste em mover os quatro dedos de uma mão em direção ao dedo polegar da mão oposta. É necessário fazer um movimento com pressão e ir reduzindo a distância de maneira gradual entre o dedo polegar e o dedo indicador. Trata-se de fazer o movimento de maneira alternada, isto é, alternar as mãos como se fosse o movimento de um para-brisa, e isso deve ser repetido ao longo das costas 3 vezes.
Quando os músculos já tiverem sido trabalhados, deve-se fazer uma massagem com as articulações dos dedos, evitando passar sobre a coluna vertebral. O modo de fazer a massagem com as articulações dos dedos consiste em colocar os braços retos e os punhos nas costas de nosso paciente. Dessa maneira, as articulações e os dedos ficam em contato com suas costas. O movimento consiste em deslizar os punhos com pressão da cintura até acima. Ao término de três massagens por todas as costas, arraste as articulações para trás com rapidez, insistindo nas partes mais contraídas e sobretudo nos ombros. Porque nesta região encontra-se o músculo trapézio, e este costuma estar muito contraído. Lembre-se que ao finalizar uma parte das costas, você tem de massagear o outro lado.
Após a massagem com a articulação dos dedos, temos de fazer pressão na coluna de nosso paciente com os dedos polegares. Para isso você deve estender ambos os polegares entre a coluna vertebral e a omoplata (ossos que temos atrás das costas e acima de nossas costelas posteriores, em cada lado da coluna vertebral) e manter uma pressão com um dos polegares a partir do quadril até a cabeça de nosso paciente. Quando um polegar quase chegar à cabeça do paciente, o outro dedo polegar começa a subir.
A seguir, temos de fazer o mesmo movimento de deslizar os polegares pelas costas do paciente, mas desta vez com ambos os polegares em cada lado das costas e fazendo o movimento na direção oposta. Isto é, temos de fazer uma pressão constante, deslizando os polegares dos ombros até o quadril do paciente. Este movimento deve ser repetido várias vezes conforme a largura das costas do paciente. Os dedos polegares devem ser colocados cada vez mais distanciados da coluna vertebral, e portanto mais distanciados entre eles.
Para ir terminando a massagem temos de fazer alguns movimentos giratórios, colocando ambas as mãos na parte inferior da coluna vertebral do paciente. O movimento consiste em deslizar uma mão para si e a outra para o lado oposto, fazendo uma pequena pressão, como se esfregássemos a pele do paciente. Mas sem fazer pressão ao passar sobre a coluna vertebral. Este movimento deve ser feito ao longo das costas, três vezes, isto é, você deve chegar até os ombros e voltar para a parte inferior da coluna. O último passo para indicar que a massagem terminou, consiste em estender os dedos de ambas as mãos e deslizar as pontas dos dedos ao longo das costas. Fazendo o movimento cada vez mais lento e mais superficial, como se as mãos estivessem a flutuar. Ao terminar, você deve pôr uma toalha sobre as costas do paciente, para que não sinta frio.
Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer uma massagem nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Massagem.
Necessita
  • Toalhas.
  • Creme ou óleo.
  • Maca, cama ou mesa.
Conselhos
  • A temperatura do quarto onde vamos fazer a massagem deve ser agradável, caso contrário, a pessoa que recebe a massagem não vai desfrutá-la.
  • Não se deve fazer pressão sobre a coluna vertebral.
  • Tenha cuidado para não fazer a mesma pressão na parte inferior das costas, porque nesta região não há costelas que protejam os órgãos internos.
  • Assim que tiver posto as mãos sobre o paciente, não pode deixar de tocá-lo em nenhum momento ao longo da massagem.
  • Recomenda-se que a pessoa que recebe a massagem se levante lentamente, porque seu corpo está muito relaxado e ela corre o risco de cair.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails