Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A massagem é promissora para a recuperação muscular


Investigadores da Universidade de McMaster descobriram que uma breve massagem de 10 minutos ajuda a reduzir a inflamação no músculo.


Como terapia não-medicamentosa, a massagem tem o potencial de ajudar não só os atletas sérios, mas aqueles com inflamações relacionadas com condições crónicas, tais como a artrite ou a distrofia muscular, diz Justin Crane, um estudante de doutorado no Departamento de Cinesiologia na McMaster.

Quando a massagem é bem aceite como terapia para aliviar a tensão muscular e dor, os investigadores mergulharam mais fundo para descobrir que também acciona sensores bioquímicos que podem enviar sinais de redução da inflamação para as células musculares.

Para além disso, a massagem sinaliza os músculos para construírem mais mitocôndrias, os centros de produção de energia das células, que desempenham um papel importante na cicatrização.

Crane afirmou:

“O principal, e que o há de novo acerca do nosso estudo, é que ninguém nunca olhou para dentro do músculo para ver o que está a acontecer durante a e após a massagem, ninguém olhava para os efeitos bioquímicos ou para o que poderia estar a acontecer no próprio músculo.”

“Nós mostramos que os músculos sentem que estão a ser alongados, e isso parece reduzir a resposta inflamatória das células. Como consequência, a massagem pode ser benéfica para a recuperação de lesões.”

Crane afirmou que os investigadores da McMaster foram os primeiros a focar-se numa terapia manual, como a massagem, e a testar o seu efeito usando uma biopsia muscular para mostrar que a massagem reduz a inflamação, um factor subjacente a muitas doenças crónicas.

Para seu estudo, os investigadores acompanharam 11 homens nos seus vinte anos.

Na sua primeira visita, a capacidade dos voluntários se exercitarem foi avaliada. Duas semanas mais tarde, os homens pedalaram numa bicicleta durante mais de 70 minutos, até um ponto de exaustão em que não podiam pedalar mais. Em seguida, repousaram durante 10 minutos.

Enquanto descansavam, um terapeuta massagista aplicou óleo de massagem a ambas as pernas, e depois fez uma massagem durante 10 minutos numa perna, usando uma variedade de técnicas comummente utilizadas na reabilitação.

Foram realizadas biopsias musculares em ambas as pernas (quadríceps) e repetidas 2,5 horas mais tarde. Os investigadores encontraram uma redução da inflamação na perna massajada.

Guindaste admite ter ficado surpreendido por apenas 10 minutos de massagem terem tido um efeito tão profundo.

“Eu não pensava que um pouco de massagem pudesse produzir uma mudança notável, especialmente dado que o exercício realizado foi intenso. Setenta minutos de exercício em comparação com 10 de massagem, é claramente intenso.”

Os resultados sugerem que a massagem terapêutica da dor muscular desponta pelos mesmos mecanismos biológicos, como medicamentos mais dor e pode ser uma alternativa eficaz.

O dr. Mark Tarnopolsky, professor de medicina da Escola Michael G. DeGroote de Medicina, supervisionou o estudo e afirmou:

“Dado que a disfunção mitocondrial está associada à atrofia muscular e a outros processos, como a resistência à insulina, qualquer terapia que pode melhorar a função mitocondrial pode ser benéfico.”

Crane disse que este estudo é apenas um primeiro passo na determinação das melhores terapias para promover a recuperação de uma variedade de lesões musculares.

A pesquisa foi publicada na edição de Fevereiro da revista “Science Translational Medicine”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails