Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ENTENDA O QUE É E O QUE FAZ A MASSOTERAPIA



Todas as técnicas voltadas para o trabalho manual(manipulativo) em tecido mole e jogo articular são denominadas de Terapia por massagem, cujo profissional habilitado é reconhecido como Massoterapeuta. Em lei o nome original é massagista, por questões de confusão com trabalho com o corpo e sair da área médica, adotou-se o termo Masso - Terapeuta o que descreve melhor a arte e a profissão nos EUA e entrando o termo no Brasil no final dos anos de 1980.

A arte da massoterapia existe no Brasil desde o inicio do século passado, possui lei própria e diversas outras leis agregadas a profissão. Enquadra-se na CBO como família 3221-20, exige-se formação técnica para este profissional segundo o MEC. Possui concursos para diversas prefeituras e alguns Estados adotam concursos para este profissional.


Atualmente o massoterapeuta é o agente de saúde com formação Técnica com carga horária entre 1.800 e 2.050 horas, existe ciência e disciplinas especificas para formação deste profissional. Mesmo adotando nomenclaturas sinônimas como: Masso prevencionista, Massagista, Terapeuta corporal é o profissional em terapia por massagem. É crescente no Brasil a massoterapia utilizando diversas técnicas que vem de encontro ao publico em geral. A filosofia da profissão é naturopata o que exige maior conhecimento de campo de disciplinas biomédicas.



O mercado é crescente para esta profissão e acredita-se que as especializações desta área ganhe maior foco, elevando ainda mais a profissão.



Europa ,Asia e América do norte já possuem formações em nível superior nesta profissão o Brasil apesar de possuir bons profissionais ainda carece de um corpo cientifico e defensor da massoterapia. A área de trabalho para este profissional vai desde hospitais, clinica, centros de reabilitação até trabalhos autônomos. Os massoterapeutas são registrados nas secretarias de saúde de seus estados ligados a Anvisa. O profissional é formado por escola técnica devidamente registrada.




WWW.ABRAMC.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails