Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Entorses e Distensões: Qual é a diferença?


Entorses e Distensões: Qual é a diferença?

O que é uma entorse?
O que é uma distensão?
O que causa entorses e distensões? 

Quem está sujeito entorses e distensões?
Que atividades tornam os atletas mais suscetíveis a entorses e distensões?
Quais são os sinais de uma entorse?
Quais são os sinais de uma distensão?
Como são tratadas as entorses e distensões?
Dicas de prevenção
Entorses e distensões estão entre as lesões mais comuns no esporte.

O que é uma entorse?

A entorse é uma estiramento e / ou ruptura de um ligamento, a banda fibrosa de tecido conjuntivo que une o final de um osso com o outro osso ao redor das articulações. Ligamentos apóiam e estabilizam as articulações do corpo. Por exemplo, ligamentos no joelho conectam
a coxa com a perna, permitindo andar e correr.

O que é um estiramento?
A distensão ou estiramento é uma lesão de um músculo e / ou tendão. Os tendões são cordões de tecido fibroso que prendem os músculos aos ossos.

O que causa entorses e distensões?
A entorse é causada por um trauma direto ou indireto (uma queda, um duro golpe no corpo, etc) e provoca a saída da junta (articulação) de posição, e, em casos graves, ocorre uma ruptura de ligamentos de suporte ao redor das articulações. Normalmente, esta lesão ocorre quando um indivíduo cai com o braço estendido; escorrega no chão; salta e cai de mal jeito virando o tornozelo, ou corre sobre uma superfície irregular.
Distensões são o resultado de overuse (movimento prolongado, repetitivo) dos músculos e tendões. Pausas inadequadas durante o treinamento intensivo precipita um estiramento. Distensão aguda é causada por um trauma direto no corpo, alongamento maior que o recomendado, ou a contração muscular excessiva e prolongada.

Quem está mais sujeito a entorses e distensões?
Atletas profissionais e amadores e o público em geral, bem como, pode sustentar esta lesão. Pessoas em risco para a lesão tem uma história de entorses e distensões, estão acima do peso, e estão em más condições físicas.

Que atividades tornam os atletas mais suscetíveis a entorses e distensões?
Todos os esportes e exercícios, mesmo andar a pé, tem risco de entorses. As áreas anatômicas mais em risco de entorse dependem da atividade específicos envolvida. Por exemplo, basquete, voleibol, futebol e outros esportes de salto compartilham um risco para entorse do pé, joelho e tornozelo. Futebol, hóquei, boxe, wrestling e outros esportes de contato colocam os atletas em risco de estiramento. Então, fazer esportes que explosão muscular (salto em distância, corridas curtas, etc.) Ginástica, tênis, remo, golfe, esportes que exigem preensão tem uma alta incidência de entorses na mão e punho. Entorses de cotovelo ocorrem freqüentemente com raquete e esportes de contato.

Quais são os sinais de uma entorse?
Embora a intensidade varia, dor, hematomas, inchaço e inflamação são comuns a todas as três categorias de entorses: leve, moderada, severa. O indivíduo geralmente sente uma estiramento ou pop ( barulho de algo rompendo) na articulação. A entorse grave produz uma dor insuportável no momento da lesão, como ligamentos rasgando completamente ou separado do osso. Este afrouxamento ligamentar periarticular torna a articulação instável e as manobras de gaveta se tornam positivas. A entorse moderada rompe parcialmente o ligamento, produzindo instabilidade articular moderada e algum inchaço. Um ligamento é esticada levemente numa entorse leve, mas não há afrouxamento articular nem instabilidade.

Quais são os sinais de uma estiramento muscular ou tendinoso?
Os indicadores típicos incluem dor, espasmo muscular, fraqueza muscular, inchaço, inflamação e câimbras ou dores espasmódicas como numa cólica. Em estiramentos graves, o músculo e / ou tendão é parcial ou completamente rompido, muitas vezes incapacitando completamente o indivíduo. Alguma função muscular será perdida com um estiramento moderado, onde o músculo / tendão é sobrecarregado e um pouco rasgado parcialmente. Com um estiramento leve, o músculo / tendão é alongado ou tracionado porém não se rompe.

Estiramento nas costas. Quando os músculos que suportam a coluna vertebral são torcidos, puxados, ou rasgados, o resultado é uma lesão nas costas. Atletas que praticam jumping excessiva (durante o basquete, voleibol, etc) são vulneráveis a esta lesão.

Estiramento muscular nos Isquiotibiais. O estiramento dos músculos isquiotibiais provoca a lesão nos músculos na parte de trás da coxa. A lesão pode provocar dor e incapacitar uma pessoa por até seis meses. A causa provável é o desequilíbrio de força muscular entre os tendões e os músculos na parte da frente da coxa, o quadríceps. Chutar uma bola de futebol, correr ou pular para fazer uma cesta podem puxar um tendão e provocar um estiramento muscular. Os ferimentos nessa região tendem a recorrer (voltar, sofrer novas lesões)

Como são tratadas as entorses e distensões?
Repouso, gelo, compressão e elevação ( RICE) geralmente vai ajudar a minimizar os danos. É importante em todos os casos, mas é fundamental a avaliação de um médico para determinar a gravidade da lesão e estabelecer um plano de reabilitação e tratamento. A entorse ou estiramento graves podem exigir cirurgia ou imobilização seguido de meses de terapia. Entorses e distensões leves podem exigir exercícios de reabilitação e modificação de atividade durante a recuperação.

Dicas de prevenção
Ninguém está imune a entorses e distensões, mas aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir o risco de lesões:

• Participar de um programa de condicionamento físico para construir força muscular

• Fazer exercícios de alongamento diariamente

• Sempre usar calçados e tênis correto para o esporte

• Nutrir seus músculos por comer com uma dieta bem equilibrada

• Aquecimento antes de qualquer atividade esportiva.
• Usar ou portar equipamentos de proteção adequados para cada esporte


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails