Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DISFUNÇÃO - VOCÊ SABE O QUE É?



Em 1960 um grupo de profissionais de Osteopatia, Fisiatria e Massoterapeutas estavam buscando o entendimento do que seria fator disfuncional. Tal questão, começou a perturbar o universo das terapias, incluindo as áreas de Ortopedia e Fisiatria, pois era uma palavra que guardava o significado do que realmente a profissão de massoterapia poderia trabalhar. 

Os Quiropráticos já estavam lutando por sua independência da medicina vigente com os trabalhos voltados para as famosas "Subluxações" . Já os Osteopatas trabalhavam com o fator de disfunção somática ou "lesão osteopática "e os massoterapeutas estariam no campo da disfunção simples. Impulsionados pelas pesquisas de Ida Rolf,Boris Chaitow, Stanley Lief, nas tramas de fascias os Terapeutas corporais e Massoterapeutas já vislumbravam que o "fator disfuncional" ou estado pré - patológico, seria o campo dos terapeutas que trabalhariam com os tecidos moles do corpo, que atualmente são os Massoterapeutas . 

Os fundamentos da doutrina do fator disfuncional aumentariam quando, em 1983 acontecia as modificações da Osteopatia Americana e Européia em relação a Disfunção somática. A doutrina e o estudo da disfunção começou a crescer nas áreas de medicina complementar e especificamente na massoterapia e foi confirmando como campo de trabalho dos licenciados em Massoterapia na Grã Bretanha e mais tarde EUA. 


Atualmente, o processo disfuncional é uma doutrina dos massoterapeutas onde a avaliação postural, avaliação palpatória, estudo de imagem somados aos conhecimentos de patologias auxiliam o profissional a detectar e encontrar os processo disfuncionais. Algumas escolas técnicas no Brasil já trabalham esse principio de saúde. Com o avanço dos cursos de especializações em massoterapia as técnicas de tratamento para disfunções serão inseridas na Massoterapia cientifica no Brasil.
 

ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails