Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Alho e seus benefícios

Alho e seus benefícios

As propriedades terapêuticas do alho já são conhecidas desde a antiguidade, e foi Hipócrates o primeiro a descrevê-las quando inclusive afirmou: “Faça do alimento o seu medicamento”. As ações benéficas esperadas são: proteção do sistema cardiovascular, proteção contra o câncer, fortalecimento do sistema imune, ação antioxidante, anti-inflamatória e bactericida. Uma das substâncias ativas responsável por esses benefícios e por seu aroma característico é a alicina.

Este é um alimento de fácil acesso, e praticamente unanimidade em todas as cozinhas do mundo como tempero. No entanto, o efeito protetor deste alimento se dá de forma intensa quando é consumido cru; mas quando é fervido, as substâncias voláteis e instáveis do alho são perdidas, diminuindo, portanto seu poder.


Algumas pessoas podem então achar difícil seu consumo justamente por causa de seu sabor forte e característico, já que para se obter os benefícios é mais indicado consumi-lo cru ou minimamente cozido. Mas existem as cápsulas de alho, que facilitam a adesão ao seu consumo, minimizando os efeitos de indigestão. Ou, quem apreciar o sabor, pode fazer um molho de alho picado com azeite para temperar saladas, carnes, aves e peixes, agregando sabor e saúde a seus pratos.

Ele deve ser consumido diariamente para trazer todos os benefícios, no entanto ainda não se tem um consenso quanto à quantidade a ser utilizada. Geralmente recomenda-se por volta de 4g, o que corresponde a aproximadamente 1 a 2 dentes de alho cru por dia ou 900mg de alho desidratado em pó (suplemento).

Por ser amplamente utilizado, imagina-se que seu consumo pode ser irrestrito e sem prejuízos à saúde. Mas se consumido em excesso pode causar transtornos gástricos (como úlcera, por exemplo), aumenta risco de sangramento (portanto deve ser evitado o suplemento por gestantes, pessoas em períodos pré e pós-cirúrgicos, nutrizes e crianças menores de quatro anos), além de poder causar mau hálito e fortes odores corporais.

Mas na forma de alimento pode ser consumido regularmente desde que sem exageros! Pois A SUA ALIMENTÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails