Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alongamentos


Tradicionalmente, o alongamento dos músculos posteriores da coxa é recomendado para prevenir o risco de distensões e rupturas de fibras musculares e é também utilizado como modalidade de tratamento após lesão deste grupo muscular. No entanto, estudos recentes indicam a presença de efeitos adversos decorrentes do alongamento, como por exemplo a diminuição da força concêntrica e excêntrica dos músculos posteriores da coxa o que por sua vez, pode prejudicar os valores da razão dos músculos posteriores da coxa(I) / músculo quadríceps (Q) (razão I/Q).


O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do alongamento estático da razão I/Q convencional e funcional. Foram realizados em 22 indivíduos saudáveis e assintomáticos alongamentos estáticos em ambos os músculos posteriores da coxa e quadríceps, antes de completarem um protocolo isocinético com velocidade angular de 60º/...s e 180º/s. Ambas as razões I/Q foram afetadas, entretanto de formas distintas: a razão I/Q convencional só diminuiu após alongamento isolado dos músculos posteriores da coxa, enquanto que a razão I/Q funcional diminuiu após alongamento isolado dos músculos posteriores da coxa, alongamento dos músculos posteriores da coxa e músculo quadríceps e alongamento isolado do quadríceps.

Estes resultados suportam a hipótese de que o alongamento estático afeta a razão I/Q e aumenta potencialmente o risco de lesões dos músculos posteriores da coxa. Portanto, os profissionais de saúde e do desporto devem ser cautelosos na implementação de programas de alongamentos estáticos para os seus clientes, especialmente imediatamente antes de atividades físicas. De Costa et al,. Scand J Med Sci Sports 23 (2013) 38-45. Todos os direitos reservados a John Wiley & Sons A/S. Traduzido por Joana Borges de Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails