Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Massagem terapêutica pode ajudar doentes de fibromialgia

A Massagem terapêutica pode ajudar doentes de fibromialgia.
Segundo pesquisa realizada American College of Rheumatology nos EUA e Arthritis Society do Canadá, afirmam que a Fibromialgia parece ser uma condição de inflamação nos tecidos moles e também junções articulares. Em geral a etiologia é duvidosa, entretanto, algumas terapias em conjunto pode melhorar a condição do paciente em até 40%, concluem pesquisadores.

O que é fibromialgia? Diz-se ser uma dor crônica dolorosa, condição que produz dor musculoesquelética e trenura em locais específicos no corpo, dor e inchaço nas articulações, problemas crônicos do sono e fadiga. O Arthritis Society do Canadá, sugere que a fibromialgia afeta a cada 3 em cada 100 canadenses. As mulheres são, pelo menos, quatro vezes mais propensas que os homens de desenvolver a fibromialgia e que normalmente ocorre em pessoas acima de 50 anos.
 
Comparativamente, a fibromialgia afetar cerca de 3 a 6 milhões de pessoas na Europa. Em conjunto com Estados Unidos pesquisadores resolveram investir em terapias naturais uma pesquisa piloto e concluíram resultados satisfatórios. As técnicas ou ferramentas utilizadas no tratamento incluíam Acupuntura, Homeopatia e massoterapia. As duas primeiras atuavam na parte emocional e no controle de quadros álgicos, enquanto a massoterapia abria caminho com efeitos fisiológicos.

A massoterapia consegue abordagem terapêutica satisfatória, devido aos efeitos mecânicos e fisiológicos no corpo. Pesquisas sobre pontos dolorosos desenvolvidas por Dra.Jannet Travell nos anos de 1950, confirmam que pontos doloroso intitulados de “trigger points”, são um dos maiores obstáculos na fibromialgia no inicio deste século. Classificando como fibromialgia o médico confirma em sua avaliação entre 11 e 18 pontos dolorosos, sendo positivo os pontos no paciente/cliente, o mesmo entrará no programa de tratamento onde diversas terapias serão utilizadas.
 
A pesquisa realizada entre os anos de 2005-2006, colhendo informações nos EUA e Canadá, confirmaram intervenção multidisciplinar e complementar, onde a massoterapia abriu campo para abordagem de novas técnicas. Foi confirmado que a Massagem terapêutica pode ajudar a resolver a maioria dos sintomas da fibromialgia, sendo eles:
• aumentar a circulação sanguínea
• aumentar a flexibilidade
• aumentar a gama de movimento
• diminuir o stress e ansiedade
• reduzir a dor, inchaço e rigidez
• melhorar o sono.

Após a confirmação destes benefícios a equipe médica pode trabalhar especificamente em outras áreas do quadro para melhoria na evolução do paciente. Utilização de técnicas desativadoras de Pontos de gatilho são necessárias no segundo momento e um programa de atividade física também fará parte do tratamento, mas concluímos que as intervenções iniciais se darão com a massoterapia, comenta o Dr. Richard, responsável pelo projeto e afirma que é cedo para apontarmos como metodologia padrão a utilização de técnicas complementares, mas já ficamos surpresos com os resultados,no futuro faremos outras pesquisas para confirmação de dados.

 ABRAMC- Associação Brasileira de Massoterapia Clínica 2010
American College of Rheumatology – 2006
British Journal of Rheumatology 2007
Tifani Fiebs, MassageTherapy- 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails